25/04/2024 11:18:39

Acidente
11/11/2021 17:00:00

Câncer de próstata atinge 890 casos em Alagoas

Deste total, foram 300 notificações somente em Maceió, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer este ano


Câncer de próstata atinge 890 casos em Alagoas

ados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que o câncer de próstata atingiu 890 casos em Alagoas este ano e 300 deles notificados somente na capital, Maceió. A doença é a segunda mais comum entre os homens no Brasil. Por isto, a importância desta população se cuidar mantendo os exames em dia e sempre que necessário buscar o auxílio dos profissionais para elucidar qualquer dúvida.

O urologista Gustavo Mendonça alerta que não se consegue prevenir o câncer de próstata, mas fazer a detecção precoce. “Quem tem mais chances de ter a doença, vai ter. O diagnóstico precoce é realizado na fase inicial, quando existe mais de 95% de chances de cura. É um percentual muito alto para brincar com essa doença”, frisou.

“Acredito que seja da própria natureza do homem, uma questão de autoafirmação, quando diz que não precisa ir ao médico. Também tem um pouco de preconceito em relação ao exame de toque retal, que é o modo mais preciso para diagnosticar a doença”, ressaltou o especialista.

DOIS DIAGNÓSTICOS

Ainda de acordo com o médico, a população masculina precisa entender que só a dosagem do PSA, que é feito com a coleta de sangue, não é suficiente para fechar o diagnóstico. Para ele, o ideal é que os dois resultados (o toque e o de sangue) sejam associados, “pois podemos ter até 10% de pacientes com câncer de próstata com o índice do PSA normal. O exame é indolor e dura três segundos”, reforçou Gustavo Mendonça.

O urologista destacou que se o paciente tem 40 anos e quer fazer os exames de PSA e o de toque, deve fazê-los. “Em fases iniciais, quando temos a maior chance de cura, o câncer de próstata é completamente assintomático. E esse é o grande problema. Por isso orientamos o rastreio, mesmo que não sinta nada. Infelizmente, quando o paciente vem sentir alguma coisa, talvez já esteja numa fase mais avançada da doença”, disse.

O câncer de próstata, além de ser uma doença prevalente (com muitos casos novos e os já existentes), é muito letal. Dos casos que o Brasil pode registrar este ano, a estimativa é de que haja quase 15 mil mortes por causa da doença.

Um levantamento do Instituto indica que cerca de 65.280 novos casos de câncer de próstata foram registrados no Brasil este ano; a principal orientação é que o homem comece o rastreio aos 45 anos, pois a doença é sorrateira e não apresenta sintomas quando no início.

No ranking, Alagoas está em 21º lugar, onde São Paulo ocupa a primeira posição, com 13.650 casos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6.440 casos, e Minas Gerais, com 6.420 casos.

TRATAMENTO

Para o tratamento da doença, a Santa Casa Câncer Center, em Maceió, conta com uma equipe multidisciplinar com diversos especialistas na área e oferece um tratamento completo e humanizado para os pacientes com a doença.

“Desde os exames diagnósticos até as mais diversas modalidades terapêuticas, como cirurgia videolaparoscopia e radioterapia de última geração, o homem alagoano consegue encontrar tudo o que precisa, de forma integrada, em um só lugar”, disse o radioterapeuta Marcel Davi.

“Além de todo o aparato já existente, a Radioterapia do hospital está implementando, com pioneirismo no estado, uma nova tecnologia, a chamada RapidArc. Com ela o paciente recebe não só um tratamento mais preciso, evitando efeitos colaterais, como muito mais rápido, trazendo maior conforto e segurança”, completou.

Novembro Azul traz alerta para saúde do homem

O Novembro Azul surgiu no começo dos anos 2000 para incentivar os homens a se cuidarem. De modo geral, a ideia era a de que procurasse um cardiologista, dosar a glicemia, aferir a pressão sanguínea, entre outros exames.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) abraçou a ideia e começou a fazer campanha contra o câncer de próstata para alertar a população sobre a importância de fazer exames que podem detectar a doença. Depois do câncer de pele (não-melanoma), o de próstata é o câncer de órgãos sólidos mais comum no homem. Ele representa cerca de 30% dos cânceres de modo geral.

Segundo a SBU, o tratamento do câncer de próstata depende do estágio em que a doença é descoberta. Existem cânceres que não vão trazer repercussão para o paciente no futuro e, quando descoberto em fase inicial, o médico pode fazer uma vigilância ativa, acompanhado a evolução da doença durante um tempo. Se o câncer der sinais de que vai evoluir, o paciente será operado.

CIRURGIAS

Outro tipo de tratamento são as cirurgias. A Santa Casa de Maceió realiza procedimentos minimamente invasivos que possibilitam a rápida recuperação do paciente. Ele fica internado por 24 horas e a chance das consequências da cirurgia (incontinência urinária e impotência) são reduzidas com o método. “A radioterapia, uma modalidade de tratamento local da doença, também tem excelentes resultados e boas chances de cura. Além disso, os tratamentos com hormônios são usados em fases mais avançadas e ajudam a controlar o crescimento do tumor para que o paciente tenha uma melhor qualidade de sobrevida”, pontua Gustavo Mendonça.

PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. É nela onde é produzida parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Sefaz promove live de incentivo à prevenção

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) realizará, nesta terça-feira (09), às 10h, uma live especial sobre o Novembro Azul para incentivar a prevenção ao câncer de próstata.

A iniciativa visa discutir a importância do diagnóstico precoce e acompanhamento psicológico durante o tratamento. O evento gratuito será transmitido pelo canal do Youtube da Fazenda e é aberto para a sociedade civil.

O encontro contará com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Alagoas, o urologista Eduardo Nunes, do psicólogo Walter de Oliveira e dos servidores efetivos da Sefaz-AL, Gilberto Carlos e Marcos Casado, que enfrentaram a doença e vão contar sua experiência no tratamento.

“Novembro é um dos meses de maior importância no calendário da saúde. Foi pensando nisso que a Sefaz elaborou uma live especial que trata das ações de conscientização à prevenção do câncer de próstata. Assim, convido a todos a participarem deste momento, serão tiradas diversas dúvidas”, ressalta a secretária Executiva de Gestão Interna da Sefaz Alagoas, Paloma Tojal. (com assessorias)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News