23/04/2024 14:34:18

05/11/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com alagoas24horas //

Arthur Ramos (1903-1949) fez a diferença na cultura do País. Considerado um dos principais cientistas da humanidade, trabalhou pela valorização do negro, do índio e do folclore brasileiro. Arthur Ramos é filho de Alagoas, nasceu na cidade de Pilar.

Nesta quinta-feira (5), o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, viajou até a cidade do cientista e antropólogo para comemorar o Dia Nacional da Cultura. Na oportunidade, ele participou da abertura da VI Semana da Cultura, que será realizada até o próximo dia 10, em Pilar.

“É com muita satisfação que estamos comemorando essa data aqui. No dia de hoje, Pilar representa todos os municípios. Estes são parceiros fundamentais no processo de construção da cultura do nosso Estado”, afirmou Osvaldo Viégas.

As comemorações pelo Dia Nacional da Cultura começaram ontem (4) em Brasília, com a participação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no Vota Cultura. Nesta quinta-feira (5), em Pilar, as celebrações foram na Casa da Cultura ao som da banda Filarmônica Raul Ramos. A casa também é palco para o Museu Arthur Ramos.

O museu ainda conserva as características do final do século XIX e início do século XX. Foi ali que nasceu e morou Arthur Ramos, que junto com o folclorista Ranilson França, falecido há três anos, são os filhos mais ilustres de Pilar.

Homenagem

Ainda na quinta-feira, o secretário Osvaldo Viégas recebeu a Comenda Professor Arthur Ramos. A homenagem foi da prefeitura do município e da câmara municipal.

Criada em 2003 pela lei nº. 265, a comenda faz um reconhecimento aos cidadãos que possuem relevantes serviços prestados em prol da sociedade. A homenagem já foi prestada também ao governador do Estado, Teotonio Vilela Filho e ao vice José Wanderley.

“O secretário recebe hoje esta comenda pelo trabalho em defesa da cultura de Alagoas e por ser um grande parceiro na divulgação das coisas boas de nossa cidade”, ressaltou o diretor da Cultura de Pilar, Sérgio Moraes.

Além do diretor da Cultura, também estavam presentes vereadores do município e o escritor e poeta, José Benjamin, um dos patrimônios vivos da cidade.

As comemorações pelo Dia Nacional da Cultura seguem hoje, com a realização do II Fórum do Plano Estadual do Livro e Leitura e entrega de livros para as bibliotecas municipais, às 17h, na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no centro de Convenções Ruth Cardoso.


por Assessoria de Comunicação - Secult


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News