16/04/2024 06:22:09

24/07/2007 00:00:00

Interior


Interior

Um acordo fechado hoje na 7ª Vara do Trabalho, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT), pôs fim a greve dos professores da rede de educação de Rio Largo, a 27 km de Maceió. A greve foi iniciada no dia 5 deste mês por decisão da categoria que queria um reajuste de 42% em seus salários, percentual considerado impossível de ser atendido pela prefeitura devido ao impacto que seria dado na folha de pagamento do município.

Depois de várias rodadas de negociação entre representantes do núcleo do Sinteal em Rio Largo e a prefeita Vânia Paiva, algumas propostas foram apresentadas, mas acabaram recusadas pela categoria que decidiu manter a greve mesmo com os prejuízos causados aos alunos matriculados na rede de ensino municipal. Na audiência de hoje na 7ª Vara com o juiz-substituto Flávio Luiz da Costa, os professores acabaram aceitando a proposta e decidiram retornar ao trabalho a partir desta quarta.

O reajuste definido ficou em 12%, retroativo a março deste ano, sendo 8% implantado na folha de julho, mais 2% em agosto e outros 2% em setembro. O pagamento do retroativo dos meses de março a junho ficou acertado em 10%, sendo a primeira parcela de 5% paga em folha suplementar no dia 15 de agosto e a outra de 5% em 15 de setembro. Para o pessoal administrativo o reajuste será de 4%, sendo que a prefeitura vai implantar 2% na folha de julho e 2% na de agosto.

A secretária de Educação Edilene Martins, destacou a boa vontade da prefeita Vânia Paiva em negociar com a categoria e evitar radicalismo, lembrando que foi oferecido um percentual de reajuste que pode ser assumido pela prefeitura sem comprometer a folha de pagamento. A prefeitura irá ainda disponibilizar a folha de pessoal para que o Sinteal em Rio Largo possa fazer uma varredura visando cortar possíveis irregularidades que comprometam a aplicação de recursos do setor.

Da audiência no TRT participaram ainda o secretário de Finanças, Sérgio Ricardo, a procuradora jurídica Wedja Lima e o advogado Rodrigo Costa.

Fonte - www.alagoas24horas.com.br // Valderi Melo



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News