25/04/2024 23:18:28

Leitura de Domingo
07/11/2021 08:00:00

Lipedema, doença crônica que atinge uma em cada dez mulheres no mundo

Edwaldo Edner Joviliano fala sobre a doença, que se caracteriza pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo


Lipedema, doença crônica que atinge uma em cada dez mulheres no mundo

Você já ouviu falar em lipedema? Trata-se de uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, joelhos e coxas.  Algumas pessoas confundem lipedema com obesidade, porém, há diferenças pontuais entre as duas justamente pela aparência disforme e desproporcional com o restante do corpo.

O professor  Edwaldo Edner Joviliano,  da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e chefe da Divisão de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital das Clínicas da USP, explica que a diferença “é a desproporção ao diâmetro da gordura localizada nas extremidades. Muitas vezes, para tentar melhorar esse desconforto, muitos pacientes emagrecem, mas, ao emagrecer, a perda de gordura ocorre apenas no tronco – no tórax e no abdômen – e isso não ocorre nos membros, deixando uma característica bem desproporcional”.  

O professor alerta que o lipedema  não é uma gordura localizada. A doença acomete quase que exclusivamente mulheres e é desencadeada por momentos de desequilíbrio hormonal – como menopausa, gravidez e uso de anticoncepcional -, que acabam sendo  gatilhos para a doença. O surgimento tem a ver com o fator genético também.

Estima-se que uma em cada dez mulheres tenha a doença no mundo e, no Brasil, cinco milhões provavelmente convivem com ela e não sabem.  Apesar de ser crônica, a doença tem tratamento e pode apresentar melhora clínica e significativa.

jornal.usp.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News