24/04/2024 11:04:37

04/11/2009 00:00:00

Economia


Economia

com tudonahora //

O Governo de Alagoas está prometendo para abril de 2010 a entrada em operação da nova linha férrea. Operada pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) desde sua privatização, em 1998, a retomada do sistema ferroviário deve propiciar a redução de custos de frete, acidentes nas estradas e até mesmo a redução da poluição ambiental.


Em Alagoas, as obras de estrutura estão em estágio avançado de execução e incluem a colocação de dormentes, trilhos, fixações e brita. Na parte de infraestrutura, a companhia finaliza pontes, aterros, bueiros e canaletas ao longo da ferrovia, que percorre 550km e passa por 21 cidades entre Porto Real do Colégio (AL) e o município pernambucano de Cabo de Santo Agostinho, onde está localizado o porto de Suape, de onde os produtos devem seguir para exportação.

O investimento em todo trecho de Alagoas e Pernambuco é da ordem de R$ 112 milhões, sendo R$ 70 milhões aplicados no Estado. “O apoio político do governo tem sido fundamental”, relata Flávia Ferreira.

Segundo a direção da companhia, a circulação em Alagoas está prevista para começar em abril do próximo ano. Outra boa novidade é a integração da malha nordestina com a malha ferroviária Centro Atlântica, que passa por estados do Sudeste. A interligação entre as duas redes ainda depende da conclusão de serviços de via permanente, a serem executados na rede da região Sudeste.

Com a conclusão destas ações, Alagoas terá sua economia ainda mais consolidada, com os benefícios que a rede ferroviária vai trazer na área de transporte de cargas. Além da redução nos custos, o sistema ainda vai contribuir para a diminuição da poluição ambiental, devido à baixa emissão de poluentes pelas locomotivas.

“A cesta de produtos em Alagoas é composta fundamentalmente pelo segmento sucroalcooleiro, alem de derivados de petróleo, produtos siderúrgicos, grãos, dentre outros. São inúmeras as possibilidades de crescimento de diversos setores da economia alagoana”, revela a assessora da diretoria da Companhia Ferroviária do Nordeste. Todo o controle do sistema e o escritório da CFN estão sediados em Fortaleza (CE).

Segundo o Estado, vários segmentos serão beneficiados com a recuperação da ferrovia, como a instalação e operação da mineradora Vale Verde, no município de Craíbas, no Agreste alagoano. “A Transnordestina e a Mineradora Vale Verde vêm mantendo conversas acerca da implantação e viabilização do projeto, a partir da utilização da malha ferroviária da companhia”, informa Flávia Ferreira, assessora da diretoria.

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News