19/04/2024 04:40:59

Educação
04/11/2021 18:00:00

Comissão do Congresso autoriza pagamento de 60 mil bolsas da Capes

A proposta foi encaminhada ao plenário; é necessário o aval do Legislativo para que o órgão consiga repassar os recursos ao Pibid e Residência Pedagógica


Comissão do Congresso autoriza pagamento de 60 mil bolsas da Capes

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (28), o projeto que libera R$43 milhões para o pagamento de 60 mil bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica. Agora, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  aguarda a votação da proposta no plenário, para poder honrar os compromissos.

O governo federal tinha os recursos para os bolsistas reservados. O crédito precisou, porém, ser encaminhado por meio do Projeto de lei do Congresso Nacional nº 17/2021, uma vez que não há mais permissão legal para a suplementação orçamentária por ato do Executivo. A Capes pagará as bolsas logo após o Legislativo aprovar o projeto. O montante é referente ao mês de setembro.

A presidente da Capes, Cláudia Queda de Toledo, compareceu à sessão, assim como o relator da proposta, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA). A votação foi conduzida pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES), presidente da Comissão, ladeada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), segundo vice-presidente do colegiado.

Segundo informações, a agência tem mantido diálogo constante com congressistas e com entidades representativas da educação, a fim de honrar os compromissos com os bolsistas. No início do mês, em nome da transparência, a Capes explicou a situação. Dias depois, Cláudia de Toledo falou sobre o tema na Câmara dos Deputados. A assessoria da presidente da Capes informou que a gestora tem reservado boa parte da agenda de reuniões para tratar do problema do atraso das bolsas.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News