23/04/2024 05:39:59

04/11/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

Para garantir a meta do programa “Luz para Todos”, que prevê a instalação de mais 48 mil ligações de energia elétrica até 2010, a Ceal quer a parceria dos prefeitos, vereadores e sindicatos rurais. É essa comissão que vai ser responsável por fazer a varredura na zona rural dos municípios e identificar quem ainda está de fora do programa.

Desde que foi criado, em 2004, o programa já instalou energia em 68 mil localidades, está beneficiando diretamente a mais de 339 mil pessoas e gerou 10.200 empregos no Estado. Com a ampliação da meta pelo governo federal a cobertura universal será superior a 85 mil localidades em Alagoas . Mas, dos R$ 252 milhões aplicados, os municípios ainda esperam receber o ISS dos serviços que estão sendo executados pelas empresas contratadas.

Para os prefeitos de Maragogi, Porto de Pedras, Traipu, Murici e Ouro Branco os valores estão muito abaixo dos previstos prejudicando a arrecadação. A denúncia que chegou até o coordenador do programa em Alagoas, Joaquim Brito, que participou da reunião da AMA com o coordenador regional da Chesf Fernando Monteiro não vai ficar sem resposta. Joaquim Brito prometeu abrir as faturas aos prefeitos e até “reter faturas” de pagamento para que as empresas regularizem a situação com os municípios.

Para o coordenador regional, Fernando Monteiro, o engajamento dos prefeitos é importante , como também a própria participação popular. “Se cada um nos disser aonde o programa não chegou , com certeza será atendido”. E é para envolver as comunidades nesse processo que a AMA vai promover audiências públicas e garantir o cumprimento da meta do programa .

“Não podemos permitir que, em pleno século 21, ainda existe alguma comunidade sem acesso a luz elétrica,que é fonte de desenvolvimento”, disse a prefeita Renilde Bulhões, que presidiu a reunião.

Fonte: Ascom/AMA



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News