29/03/2024 04:56:33

Educação
25/10/2021 12:00:00

Cultura do fracasso: “Mais de 600 mil estudantes abandonaram a escola”

Oficial da educação do Unicef fala sobre aumento da evasão escolar no país


Cultura do fracasso: “Mais de 600 mil estudantes abandonaram a escola”

De acordo com os dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, no período da pandemia, a evasão escolar aumentou 5% entre os alunos do ensino fundamental e 10% no ensino médio. Para a pedagoga Julia Ribeiro, oficial de educação do UNICEF, podemos regredir 20 anos no progresso da educação.

Segundo a pedagoga, as reprovações e “multireprovações” contribuem para o abandono escolar e reforça a importância de reavaliar a cultura do fracasso escolar. “Mais de 600 mil estudantes abandonaram a escola”.

Julia ainda diz que é necessário olhar para todo o sistema educacional e trabalhar de forma articulada entre diversas áreas para não correr o risco do aumento da desigualdade no país. “Os dados pré-pandemia e pós-pandemia mostra uma população sistematicamente excluída das políticas públicas”.

O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

cultura.uol.com.br



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News