29/03/2024 12:59:59

31/10/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

antonio aragão //

 

Em release distribuído com a imprensa, o empresário Ladorvane Cabral confirma que será realizado no próximo dia 01 de novembro (domingo), nas dependências da Associação Atlética Palmarina um evento denominado EPA (Encontro de Palmarinos Ausentes), cujo objetivo será reunir os palmarinos de todas as gerações para uma grande confraternização.

 

Cabral, que já foi vereador na ultima legislatura de seis anos de mandato (82/88), diz que a missão do evento, que é apolítico, será celebrar o orgulho das raízes que “nos ligam a União dos Palmares, a Terra da Liberdade” e tudo deverá ocorrer em um clima de harmonia e alegria.

 

Consta da programação para as 9,00 horas uma Missa na Matriz de Santa Maria Madalena, às 10,00 horas a recepção aos convidados e ausentes nos salões do clube mais tradicional de União dos Palmares (sua construção se deu em 1929), onde acontecerão evidentemente momentos de descontração, lembranças, saudades e alegrias, ao som das atrações musicais a cargo de artistas de terra além do Balança som.com e Avalon, especialmente contratados.

 

Os que estiverem interessados em participar do EPA podem adquirir uma camiseta que dará acesso à festa, ao preço de R$ 25,00, cuja quantia deverá ser depositada na agência 0120-1 do Banco do Brasil de União dos Palmares, (em nome de José Ladorvane Silva Cabral) conta 15991-3 ou na Caixa Econômica Federal agência 0713, conta 151-2 em nome de Sindlojas e quem o fizer poderá apanhar as referidas camisetas em Chimbra’s Bar, Churrascaria Santa Maria Madalena, Foto e Vidraçaria Cabral, Madeira Center, Magazine Vitória e SS Papelaria, todos em União dos Palmares.

 

 Um pouco sobre União dos Palmares

Os primeiros indícios de presença humana datam de finais do Século XVI, quando os negros fugitivos dos engenhos de açúcar dos actuais estados de Alagoas e Pernambuco chegaram à Serra da Barriga, onde instalaram a sede do Quilombo dos Palmares. O Quilombo dos Palmares foi a primeira tentativa de vida livre promovida pelos trabalhadores africanos nas Américas, surgindo por volta de 1580, durando até 1695, ano em que foi morto Zumbi, seu principal líder, pelas forças comandadas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.

Tinha uma extensão média de 200 km², englobando terras da zona da mata dos actuais Pernambuco e Alagoas. Inicialmente, quando sede do Quilombo, a localidade chamava-se Cerca Real dos Macacos, provavelmente em referência ao Riacho dos Macacos. Por volta de 1730, o português Domingos de Pino chegou à região, onde construiu uma capela dedicada a Santa Maria Madalena. Daí, o primeiro nome oficial do lugar: Vila de Santa María. Já no Império, quando da visita da Imperatriz Leopoldina, mudou-se o nome para Imperatriz, em 1831, quando a vila ganha autonomia administrativa; assim chamou-se até finais do Século XIX. Ao ser inaugurada a estrada-de-ferro, em 1894, outra vez mudou-se o nome da localidade, desta feita para União, devido à união ferroviária entre Alagoas a Pernambuco. Contudo, o nome definitivo da cidade só veio a ser dado em 1944, quando passou a chamar-se União dos Palmares, em homenagem ao Quilombo dos Palmares.

 

Aniversário

{{{aniversário}}}

Fundação

13 de Outubro de 1831

Gentílico

palmarino

Lema

 

Prefeito(a)

Areski de Freitas (PTB)
(20092012)

Localização

Unidade Federativa

Alagoas

Mesorregião

Leste Alagoano IBGE/2008 [1]

Microrregião

Serrana dos Quilombos IBGE/2008 [1]

Região metropolitana

{{{região_metropolitana}}}

Municípios limítrofes

Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Branquinha, Joaquim Gomes.

Distância até a capital

76,4 km

Características geográficas

Área

426 km²

População

62.727 hab. est. IBGE/2009 [2]

Densidade

139,6 hab./km²

Altitude

155 m

Clima

Tropical

Fuso horário

UTC-3

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News