25/04/2024 14:04:29

03/04/2007 00:00:00

Banco de Sangue de Alagoas


Banco de Sangue de Alagoas

Trabalhando a conscientização dos alagoanos para a importância da doação de sangue voluntária, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) conclama os doadores de sangue habituais e aqueles que ainda não se candidataram à doação, para comparecerem à instituição até às 18h da próxima quinta-feira. O apelo se deve ao fato do feriadão da Páscoa, quando a demanda de transfusões deve triplicar, obrigando o órgão a estar abastecido para atender à grande demanda.

Apostando mais uma vez na solidariedade e na sensibilidade dos alagoanos, o Hemoal espera estabilizar o estoque de sangue para fornecê-lo em quantidade e qualidade necessárias a toda Hemorrede Pública de Alagoas, que é composta pelos hospitais e pronto-socorros públicos alagoanos da capital e do interior, a exemplo da Unidade de Emergência Armando Lages que, sozinha, consome 65% do sangue disponibilizado pelo Hemocentro alagoano.

Para isso, até quinta-feira, a coordenação geral do Hemoal mobilizou toda a equipe multidisciplinar da instituição, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos e pessoal de apoio. Isso porque, a expectativa é de que o número de candidatos aumente e, para agilizar o atendimento, faz-se necessário um número maior de profissionais para que os doadores sejam atendidos no menor espaço de tempo.

“Nosso apelo é necessário porque historicamente, durante o feriadão da Páscoa, o consumo de sangue aumenta, por isso, temos que nos preparar para a grande demanda de transfusões”, explica a coordenadora geral do Hemoal, médica hemoterapeuta Izaura Alves Pinto.

Estarão aptos para doar sangue àqueles que tiverem idade superior a 18 anos, 50 kg e compareçam ao Hemoal portando um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, o candidato à doação voluntária também não pode ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.

É indispensável, ainda, que ele se apresente, na sede do órgão, localizada em prédio anexo à Unidade de Emergência Armando Lages, no bairro do Trapiche, bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação e, no caso dos doadores, que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News