20/04/2024 04:15:39

Geral
21/10/2021 12:00:00

Fome e situações de extrema pobreza se tornam rotina no país

Com inflação e desemprego em alta, especialistas afirmam que cenas de brasileiros revirando o lixo para comer serão usuais


Fome e situações de extrema pobreza se tornam rotina no país

Para muitas pessoas, é preciso ver cenas de brasileiros buscando comida em um caminhão de lixo, como ocorreu nesta semana em Fortaleza (CE), para entenderem que fome não é uma sensação rara e passageira para boa parte da população do país, mas uma realidade constante que se tornou ainda mais usual com a pandemia de Covid-19

Há nomes e rostos por trás dos números altos do desemprego, com 14,1 milhões de brasileiros e brasileiras que não têm mais renda e precisam pagar contas e comprar comida, e isso em um país no qual a inflação elevou em 10,25% os preços nos últimos doze meses.

"A pandemia não trouxe a fome, mas intensificou a desigualdade. Sim, antes havia quem buscasse comida nos restos jogados fora, mas hoje existem mais pessoas nessa situação. Infelizmente, teremos mais episódios de pobres revirando lixo", disse o economista Marcelo Neri, diretor da FGV Social.

 

Neri conta que, desde o fim de 2019 até a metade de 2021, a renda média dos 50% mais pobres caiu 21,5%. Ao mesmo tempo, os 10% que ganham os melhores salários tiveram uma redução de 7%. "Gente que já não tinha boa condição de vida antes da Covid viu os empregos desaparecerem ou passou a receber muito pouco em seus serviços. Isso leva a cenas horríveis como essas", afirmou o economista.

No Rio de Janeiro, moradores buscavam restos de carne em ossos jogados no lixo, em Santa Catarina homens e mulheres compram partes de animais que antes não teriam mais serventia. No centro de São Paulo, pessoas fazem fila para pegar restos de comida.

O diretor da FGV Social cita um estudo feito pela entidade que analisou dados de 40 países para dizer que esse impulso na desigualdade ocorreu apenas no Brasil durante a pandemia. "Em todos os outros locais houve o contrário, foi observada uma ligeira aproximação entre a renda de pobres e ricos, enquanto aqui o distanciamento aumentou."

Marcelo Neri afirma que para entender o agravamento da pobreza é preciso ir além da análise de grandes números, como o PIB (Produto Interno Bruto). "O que adianta o país produzir mais se, lá em baixo, muita gente perdeu tudo e não tem como sobreviver?"

Ele comenta que as verbas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) vêm caindo ano a ano, o que deixa ainda desamparada com serviços básicos a camada da população que se encontra em extrema pobreza. "Não basta ter um auxílio emergencial ou um Bolsa Família, também é preciso entregar alimentos, garantir saúde e educação a quem não tem como desembolsar nem sequer o custo do transporte", argumenta.

"O Brasil tinha saído do mapa da fome"

"O Brasil tinha saído do mapa da fome há alguns anos e o nível de desemprego nunca foi tão alto", lamenta o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, que também é professor de Ciências do Consumo e Opinião Pública do Ibmec.

Meirelles diz que o auxílio emergencial dado pelo governo federal durante a pandemia de Covid-19 atenuou a miséria, mas não teve a capacidade de evitá-la.

"Como seu próprio nome diz, era uma ajuda emergencial. Programas como o que o goveno deve anunciar, como o Auxílio Brasil, que tem bases próximas do Bolsa Família e visa estimular a educação, tendem a ter resultados mais profundos e duradouros", analisou.

O presidente do Instituto Locomotiva acrescenta que a inflação superior a 10% ao ano tornou itens como carne artigos de luxo inacessíveis a boa parte dos brasileiros. "Hoje falta proteína no prato, e a situação deve piorar ainda mais, afinal os trabalhos estão cada vez mais precários, os preços não param de subir e o país tem dificuldade para atrair investimentos estrangeiros."

"As pessoas têm que lutar pelo básico"

Com fome, a última coisa que as pessoas pensam é na dignidade, diz o presidente da Cruz Vermelha Brasileira, Júlio Cals. "Com o agravamento da fome e da insegurança alimentar pelo país, potencializado pela pandemia, vemos todos os dias inúmeras circunstâncias em que a população busca pelo básico. As pessoas estão tendo que lutar pelo mínimo de qualidade de vida."

Cals defende políticas públicas que pensem em efeitos também a médio e longo prazo. "É preciso alavancar a educação, gerar oportunidades de trabalho e amparar os grupos vulneráveis, mas é necessário também que a sociedade como um todo colabore para ajudar o próximo, se colocando à disposição."

Ele afirma que o trabalho realizado pelo terceiro setor é imprescindível em um momento como o atual, porque os governos, sozinhos, não conseguem resolver todos os problemas. 

A Cruz Vermelha distribui o próprio auxílio emergencial com um cartão-benefício de em média R$ 400 a centenas de famílias vulneráveis pelo Brasil e conta com 31 mil voluntários, que têm como função propiciar ajuda humanitária aos que mais necessitam.

r7



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News