25/04/2024 20:11:03

Atualidade
17/10/2021 20:00:00

Sistema do SUS não emite comprovante para quem misturou vacinas

Quem tomou 2ª dose diferente da 1ª encontra dificuldade para emitir documento de certificação


Sistema do SUS não emite comprovante para quem misturou vacinas

O aplicativo oficial do Ministério da Saúde, Conecte SUS, não libera o comprovante de imunização para quem tomou doses diferentes de vacina contra a covid-19. A falha na emissão do documento já havia sido reportada por usuários, e, agora, é também indicada pela própria plataforma do sistema do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como justificativa, uma mensagem do sistema diz: “O Ministério da Saúde ainda não permite a emissão do certificado para esses casos”. O texto também orienta para que pessoas que estão nessa situação apresentem o cartão de vacinas utilizado no momento da aplicação das doses.

A intercambialidade das vacinas ocorre quando a 2ª dose recebida foi diferente da 1ª. Situação possível entre gestantes e puérperas que receberam a AstraZeneca na 1ª dose e foram orientadas a tomar o reforço da Pfizer. A mudança também ocorreu em locais onde houve falta de alguma das vacinas. Já a comprovação de imunização contra a covid-19 pode ser exigida em viagens internacionais e em demais locais que cobrem a certificação da vacina.
O  Ministério da Saúde para consultar quando o documento oficial estará liberado. A pasta respondeu ainda procurar por uma solução para que seja possível emitir o certificado.

agoranoticiasbrasil.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News