29/03/2024 06:24:20

Coronavirus
17/10/2021 18:00:00

Maioria dos infectados pelo Sars-CoV-2 terá Covid longa, alerta estudo

Palpitações, dificuldade de concentração e sintomas de mal-estar estão entre os incômodos persistentes observados em relatórios com mais de 250 mil pessoas recuperadas no mundo


Maioria dos infectados pelo Sars-CoV-2 terá Covid longa, alerta estudo

Mais da metade de todas as pessoas diagnosticadas com Covid-19 sentirão os sintomas da doença por até seis meses depois da recuperação, quadro conhecido como Covid longa. A constatação é de um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicado nesta quarta-feira (13) no periódico Jama Network.

Os pesquisadores avaliaram 57 relatórios que englobam dados de cerca de 250 mil adultos e crianças diagnosticados com o Sars-CoV-2 entre dezembro de 2019 e março de 2021. Do número total, a maioria vive em países de alta renda, 79% foram internados e a idade média é de 54 anos. Além dos típicos sintomas observados durante a infecção como cansaço, falta de ar e perda de paladar e olfato, pelo menos um a cada dois recuperados manifestou sintomas no intervalo de um a seis meses após o início da doença.

Os incômodos incluíram dificuldade para se concentrar, transtorno de ansiedade e problemas cardiovasculares como dor no peito e palpitações. A persistência de vômitos, diarreia, falta de apetite, dor de estômago e dificuldade para respirar também foi relatada.

"Essas descobertas confirmam o que muitos profissionais de saúde e sobreviventes da Covid-19 vêm alegando: que os efeitos adversos à saúde causados pela Covid-19 podem permanecer", afirma o coautor principal do estudo, Vernon Chinchilli, em comunicado.

Ainda não se sabe exatamente por que os sintomas persistem por tanto tempo. Os especialistas hipotetizam que a Covid longa possa estar relacionada ao aumento da produção de anticorpos direcionados para os próprios tecidos do corpo, à infecção persistente ou à reinfecção.

No caso de distúrbios neurológicos, a presença do Sars-CoV-2 no sistema nervoso poderia justificar o prolongamento da perda de paladar e olfato, da diminuição da concentração e impactos na memória, por exemplo.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News