29/03/2024 10:57:24

Mundo
16/10/2021 04:00:00

Explosão deixa mortos e feridos em mesquita no Afeganistão

Explosão em Kandahar aconteceu durante a oração do meio-dia de sexta-feira, dia de descanso para os muçulmanos e momento em que muitas pessoas se reúnem para rezar.


Explosão deixa mortos e feridos em mesquita no Afeganistão

Uma grande explosão atingiu uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, deixando ao menos sete mortos e 13 feridos nesta sexta-feira (15), segundo líderes locais.

A explosão aconteceu durante a oração do meio-dia de sexta-feira, dia de descanso para os muçulmanos e momento em que muitas pessoas se reúnem para rezar.

Qari Saeed Khosti, porta-voz do Ministério do Interior do governo do Talibã, falou em "pesadas baixas", mas não informou o número de vítimas.

Nematullah Wafa, ex-membro do conselho provincial, disse que ao menos sete corpos e 13 feridos foram retirados da mesquita após a explosão e acrescentou que o número de vítimas pode aumentar.

Um porta-voz do hospital local disse à agência de notícias France Presse que há pelo menos 16 pessoas mortas e 32 feridas.

Nenhum grupo terrorista assumiu a autoria da explosão até o momento.

O incidente ocorre sete dias após uma outra explosão deixar mais de 100 mortos e feridos em uma outra mesquita xiita, na cidade de Kunduz, no nordeste do país.

Na ocasião, o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque suicida.

Talibã e Estado Islâmico

O Talibã e o Estado Islâmico são rivais no país, e ambos os grupos extremistas são sunitas.

Os xiitas são minoria no Afeganistão e, apesar de sunitas e xiitas serem muçulmanos, eles têm teologias e rituais diferentes.

Os sunitas são considerados mais tradicionais e, para eles, Maomé é o maior profeta (e os outros líderes da religião são secundários).

Os xiitas seguem um genro do profeta Maomé e, para eles, só os descendentes desse genro podem ser líderes dos muçulmanos.

G1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News