25/04/2024 07:38:30

Especial
15/10/2021 09:00:00

Agricultora acadêmica de Direito é eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União dos Palmares


Agricultora acadêmica de Direito é eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União dos Palmares
Fabiana Cavalcante das Chagas é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em União dos Palmares

A senhora Fabiana Cavalcante das Chagas, agricultora, divorciada, filha dos agricultores José Aparecido das Chagas e Antonia Cavalcante dos Santos, residente no Sítio Pindoba II (zona rural de União dos Palmares), estudante de Direito no 4º período, foi eleita nova Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de União dos Palmares, sendo a primeira mulher palmarina a dirigir a entidade cuja posse está prevista para o próximo mês de novembro.

 

O ingresso na Politica Sindical

Em 2012 foi convidada pelo senhor Petrucio que na época estava presidente do Sindicato para participar do projeto 'Jovem Cidadão' organizado pela FETAG/AL e durante 5 dias de capacitação foram abordados diversos temas do movimento sindical. Foi a partir dali que Fabiana começou a ter conhecimento da estrutura de um sindicato e qual a finalidade do mesmo. No mesmo anom um novo convite para fazer parte da diretoria do Sindicato como secretaria de jovens o que permitia sua participação em vários eventos de formação do Movimento Sindical e a cada dia foi adquirindo mais conhecimento segundo seu depoimento a reportagem.

'Em 2015 foi convidada a estar diariamente participando dos atendimentos no Sindicato pois já não havia mais funcionários devido ao fechamento das usinas e a entidade passou a trabalhar somente com a diretoria em função da diminuição de renda'.

Em 2017 aconteceu eleição e Fabiana foi eleita como secretaria geral. Fabiana atuou como secretária até a data atual. Em 2018 Participou da ENFOC (Escola Nacional de Formação da Contag Nacional), onde foram escolhidas 4 pessoas do nosso Estado tendo sido nossa entrevistada uma das escolhidas oportunidade em que participou de 03 módulos de 7 dias cada. O evento aconteceu em Brasília, em cujo período houve um aprofundamento de conhecimentos sobre a história e qual o papel do Movimento Sindical.  

Ao termino do conclave em fevereiro de 2019, foi iniciado a ENFOC regional onde a sindicalista participou como educadora popular e educanda. No contexto do evento foram abordados 03 módulos de 7 dias e cada módulo era realizado em um Estado do Nordeste. Fabiana contou que cada módulo era antecedido por uma oficina de planejamento onde aqueles educadores que participaram do evento nacfional planejavam o módulo da regional. No ano de 2019 aconteceu a 'Marcha das Margaridas' que é um acontecimento registrado a cada 4 anos em Brasília. Nerste ano,houve a participação da sindicalista palmarina.

Fabiana afirma que também participou das muitas visitas para fazer o CAR (Cadastro Ambiental Rural) de várias propriedades rurais. Afirma que ‘Me sentia muito feliz em estar com aquelas pessoas, os agricultores. Em maio de 2019 organizamos um evento em comemoração ao Dia das Mães com palestras e sorteios de brindes’.

Dificuldades para concorrer à Presidência

Sobre concorrer a presidência do Sindicato, continua Fabiana com seu relato: ‘O atual presidente não me apoiava para presidente do Sindicato, por não aceitar ficar como vice. E eu entendia que permanecer com a mesma diretoria não ia mudar muita coisa e por isso junto com Bruna que é a atual secretária de finanças decidimos organizar nossa chapa e concorrer às eleições, disputando com o Sr. Gilson Angelo o atual presidente. Ele formou a Chapa 1 e nós, a Chapa 2. Não vivemos dias fáceis’.

A Eleição

As pessoas nos apoiavam e incentivavam bastante. Graças a Deus chegou o dia 10/10/2021 e a nossa chapa foi eleita com 177 votos onde 280 sócios votaram. Noventa votos foram da chapa 01, tivemos 09 votos nulos e 04 votos em branco. Trago no coração muito orgulho por ser a primeira mulher a disputar e a ganhar uma eleição no Sindicato da Agricultura de União dos Palmares.

Nossa chapa é composta por 16 pessoas, sendo 12 mulheres e 04 homens.

O Agradecimento 

'Nunca havia me envolvido em política antes nem a partidária, apesar de meu pai sempre ter apoiado o meu tio Mano Chagas (in-memoria) que já foi vereador por União dos Palmares e Presidente do Sindicato dos Estivadores em Maceió. Só tenho a dizer: Obrigado a todos'.

O Planejamento da Nova Administração:

Propostas

1-O Sindicato irá emitir declaração de ITR aos sócios.

2- Cadastramento do CAR.

3- Carteira de trabalho digital.

4- Emissão de guias do Detran, faturas de cartão.

5- Parcerias com farmácias e supermercados onde o sócio terá descontos em suas compras.

6- Organizar juventude e mulheres rurais do município com eventos voltados para os mesmos.

7-Prova de vida.

8- Eventos voltados para a terceira idade, como palestras voltadas a questão da saúde, violência contra o idoso, para que venham a se manter informados sobre seus direitos.

09- Atendimento jurídico ao menos uma vez ao mês.

10- Sorteios de brindes em datas comemorativas como dia das mães, dos pais, das crianças e do agricultor.

Fabiana Associação Sindicato União: Depois de nossa posse que será próximo mês, só falta confirmar o dia, eu irei meu reunir com a diretoria para planejarmos tudo para colocarmos em prática...

Tribuna União

Alexander Campos e Antonio Aragão

Fotos Arquivo Pessoal



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News