29/03/2024 08:43:19

Crise na Venezuela
15/10/2021 20:00:00

ONG afirma que Venezuela tem 260 presos políticos, um deles menor de idade

Segundo organização, maioria dos detidos é militar e um deles é menor de idade; pelo menos 9 mil habitantes estariam com medidas restritivas de liberdade no país


ONG afirma que Venezuela tem 260 presos políticos, um deles menor de idade

Um levantamento divulgado pela ONG Foro Penal nesta quinta-feira, 14, mostrou que pelo menos 260 pessoas detidas na Venezuela são consideradas presas políticas. O comunicado, emitido pelo diretor-presidente da organização, Alfredo Romero, mostrou que 245 dos presos são do sexo masculino e 14 do sexo feminino. A maioria deles, 133, são militares e 127 são civis. Um dos detidos seria um adolescente que não teve identidade revelada. Segundo Romero, a ONG prestou assistência a mais de 12 mil presos por motivações políticas desde 2014 e mais de 15 mil pessoas foram detidas no mesmo período. Eles afirmaram, ainda, que mais de 9 mil pessoas têm “medidas restritivas de liberdade” no país.

Na última terça-feira, 12, a ONG divulgou que morreram no país 12 presos políticos, que estavam sob a custódia do Estado desde 2014. As informações da organização foram divulgadas dois dias após o anúncio da morte do ex-ministro da Defesa da Venezuela e antigo aliado de Hugo Chávez, Raúl Isaias Baduel. Segundo o procurador-geral do país, Tarek William Saab, o general do Exército, que estava preso desde 2009, faleceu de uma parada cardiorrespiratória em decorrência da Covid-19. A família do militar negou a infecção pelo novo coronavírus, e a filha dele, Andreina Baduel, afirmou que o pai foi assassinado pelo governo venezuelano. O advogado da família Baduel, Omar Mora Tosta, garantiu, em entrevista à emissora “VPI”, que a causa da morte do militar precisa ser investigada e que já foi feito pedido para a entrega do corpo. “Que não aconteça como em outros casos, em que eles se desfaçam ou cremem as pessoas ao bel-prazer”, disse o representante. Além disso, Mora Tosta garantiu que irá fazer pedido por uma investigação por uma “comissão internacional” para determinar as causas da morte do ex-ministro, garantindo não haver credibilidade na versão do procurador-geral.

*Com informações da EFE

Jovem Pan



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News