19/04/2024 17:30:38

Especial
14/10/2021 00:00:00

Mais de 24,5 milhões de brasileiros não sabem se comerão durante o dia, diz estudo


Mais de 24,5 milhões de brasileiros não sabem se comerão durante o dia, diz estudo

Um levantamento realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), divulgado por um jornao paulista, apontou que mais de 24,5 milhões de pessoas no país acordam sem saber se vão comer durante o dia.

A pesquisa foi realizada em dezembro do ano passado em 1.662 domicílios urbanos e 518 rurais, antes do repique inflacionário dos últimos meses, que, provavelmente, agravou a situação.

O estudo apontou ainda outros dados alarmantes. Afinal, 20 milhões de brasileiros afirmam passar 24 horas ou mais sem ter com o que alimentar-se em alguns dias, e 74 milhões vivem inseguros sobre a possibilidade de passar por isso.

No total, mais da metade da população nacional (55%) sofria de algum tipo de insegurança alimentar em dezembro passado. A média nacional de insegurança grave é de 9%, mas chega a 18% e 14%, respectivamente, no Norte e Nordeste, regiões mais pobres do país.

Favelas estão cada vez mais presentes pelo país - Foto: Getty Images
 
Favelas estão cada vez mais presentes pelo país - Foto: Getty Images

Coordenador da Rede Penssan, Renato Maluf explicou à Folha que já era esperado um “agravamento do quadro”, mas que não se sabia que ele fosse “tão profundo”.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a insegurança alimentar caía a cada ano desde 2004, mas voltou a subir em todos os níveis a partir de 2014.

Aumento no número de favelas

A crise econômica aliada ao alto desemprego fizeram com que explodisse no Brasil o número de favelas. Segundo levantamento do IBGE, elas dobraram em número e presença nos últimos dez anos.

A estimativa do instituto aponta que o número de “aglomerados subnormais”, como favelas, palafitas, entre outras, saltou de 6.329 em 323 cidades, em 2010, para 13.151 em 734 municípios em 2019.

“O Brasil está se tornando um país margeado por favelas. O que não podemos é chegar numa situação de não reversão, embora isso não esteja distante”, disse à Folha Edu Lyra, ex-favelado e fundador do Instituto Gerando Falcões, ONG voltada à promoção social de crianças e adolescentes.

br.financas.yahoo.com



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News