18/04/2024 21:15:14

Saúde
12/10/2021 22:00:00

Estudo: vírus da hepatite B já circula há milênios entre os humanos

Os investigadores concluíram que o HBV já estaria presente em grande parte da Europa antes da expansão da agricultura


Estudo: vírus da hepatite B já circula há milênios entre os humanos

vírus da hepatite B (HBV) já circula entre os humanos há pelo menos 10.000 anos, revela um estudo do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana com contribuições de investigadores de todo o mundo.

O estudo, publicado ontem (11) na revista Science, assentou na análise dos genomas do vírus -- que é atualmente responsável por perto de um milhão de mortes por ano - presentes em vestígios de 137 antigos habitantes da região da Eurásia e nativos americanos datados de entre há 10.500 anos até há 400 anos e analisou a evolução do HBV e as vias de disseminação, que acompanham rotas de migrações humanas.

Os investigadores concluíram que o HBV já estaria presente em grande parte da Europa antes da expansão da agricultura. "Pensa-se que muitos agentes patogênicos humanos surgiram após a introdução da agricultura, mas o HBV já estava claramente a afetar populações de caçadores recoletores pré-históricos", referiu Johannes Krause, diretor do Departamento de Arqueogênese do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva e um dos supervisores do estudo, citado num comunicado do instituto sobre a investigação.

Após a transição para o período Neolítico (entre 10.000 e 3.000 anos antes de Cristo) na Europa, as estirpes do HBV transportadas pelos caçadores recoletores foram substituídas por novas variantes com a dispersão dos primeiros agricultores na região, sendo que estas estirpes prevaleceram na Eurásia ocidental durante aproximadamente 4.000 anos.

noticiasaominuto.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News