23/04/2024 09:57:46

Mundo
12/10/2021 14:00:00

Vulcão nas Ilhas Canárias: Cumbre Vieja expele blocos de lava do tamanho de edifício com três andares


Vulcão nas Ilhas Canárias: Cumbre Vieja expele blocos de lava do tamanho de edifício com três andares

O Instituto Espanhol de Geologia e Mineração informou que blocos de lava do tamanho de edifícios de três andares foram expelidos pelo vulcão Cumbre Vieja, na Ilhas Canárias. A atividade sísmica da região também segue intensa e mais de 20 tremores foram registrados apenas neste domingo, dia em que a erupção na ilha de La Palma completa três semanas.

"Um colapso ao norte do vulcão Cumbre Vieja no sábado causou o lançamento de grandes blocos de lava e o surgimento de novos fluxos que percorrem áreas já evacuadas", informou o Departamento de Segurança Nacional da Espanha.

Nesta manhã, um novo fluxo de lava com temperatura de até 1.240 graus destruiu os poucos edifícios que restavam ao norte da região de Todoque. Conforme dados do sistema de monitoramento por satélite Copernicus, até o momento, os fluxos de lava se estendem por mais de 497 hectares e destruíram 1.186 construções na ilha.

Segundo a agência de notícias Reuters, durante visita na região, a ministra da Defesa, Margarita Robles, anunciou que militares da Marinha vão atuar na limpeza das cinzas que combrem La Palma a partir de segunda-feira.

A erupção começou no dia 19 de setembro e o magma começou a chegar ao mar no dia 28, formando uma "pirâmide" de cerca de 50 metros. As autoridades pedem que os moradores evitem sair de suas casas e se aproximar da coluna de fumaça. Por conta da liberação de gases tóxicos, também foi recomendado o uso de máscaras e óculos para evitar inalação e o contato com os olhos.

De acordo com o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canarias (Involcan), a erupção do Cumbre Vieja pode durar de 24 a 84 dias. A projeção leva em conta dados sobre explosões anteriores na ilha de La Palma. A média de duração do fenômeno é de 55 dias.

Fonte Extra

br.noticias.yahoo.com



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News