29/03/2024 03:17:11

Saúde
07/10/2021 11:00:00

Rede de Saúde Pública de AL promove série de exames por imagem para a população


Rede de Saúde Pública de AL promove série de exames por imagem para a população

Com equipamentos novos e tecnologia de ponta, a Rede de Saúde Pública de Alagoas está disponibilizando uma série de exames por imagem, que têm beneficiado a população de todo o Estado. A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é que os números aumentem e que sejam feitos mais de 10 mil tomografias por mês, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para aumentar o acesso da população a esses diagnósticos por imagem, a Sesau criou a Central de Laudos de Alagoas, que tem sede no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió. Lá é oferecido o Serviço de Telerradiologia, onde os especialistas recebem exames da Rede de Saúde Pública e asseguram o diagnóstico em no máximo duas horas.

De acordo com o Coordenador do Centro de Diagnósticos do Hospital Metropolitano, André Vitório, o HMA é responsável por laudar [dar o diagnóstico] das tomografias do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital da Mulher (HM), ambos em Maceió; do Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia; e do Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo.

“Todos os pacientes são laudados em apenas duas horas, por meio de um sistema online. Os médicos recebem esses laudos através de um aplicativo no celular e isso tem feito com que se tenha uma melhora significativa na assistência médica prestada na Rede de Saúde Pública”, explica André Vitório.

Por mês, são laudados cerca de 3 mil tomografias só do HGE, do HRM 450, do HM 250 e do HRAS 200. A expectativa é que esses números cresçam e que, mensalmente, sejam feitas mais de 10 mil tomografias em toda a Rede Hospitalar Estadual, incluindo o Hospital Regional do Norte (HRN) e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA).

Ainda segundo Vitório, o HMA é responsável por fazer, por mês, em média, 100 exames de endoscopia, 100 colonoscopia, 100 ultra-sons geral, 100 com Doppler, 400 raios X, 400 tomografias e 100 ecocardiogramas.

Estrutura – Só no Centro de Diagnóstico do HMA estão disponíveis equipamentos de tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, colonoscopia, endoscopia, raios-X no leito e Doppler. Já no Hospital Regional da Mata (HRM), que fica no município de União dos Palmares, os pacientes podem usufruir de aparelhos de tomografia, ultrassonografia, mamografia, raios-X e eletrocardiograma. No Hospital Regional da Mata são feitos por mês cerca de 1500 exames de raios X e 100 ultra-sons.

“Temos a expectativa de chegar ao número de 300 endoscopias digestivas altas, 300 colonoscopias, além de oferecer mais de 1.000 exames de ultrassom por mês, 200 eletrocardiogramas, 900 ressonâncias, 1000 raios-X e 500 ecocardiogramas. Por fim, temos a expectativa de oferecer aos pacientes do SUS o serviço de biópsias de próstata, mama, tireoide, pulmão, fígado, rim, pâncreas e osso, que tem uma grande demanda reprimida”, salienta André Vitório. 

Diário de Arapiraca



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News