28/03/2024 14:57:14

Trabalho
05/10/2021 18:00:00

Bye bye home, hello office: como encarar o retorno ao escritório sem traumas


Bye bye home, hello office: como encarar o retorno ao escritório sem traumas

Aos poucos, a vida corporativa tenta voltar ao novo normal. Algumas grandes empresas, como o Bradesco, anunciaram a volta gradativa dos funcionários aos escritórios a partir de hoje (4). Segundo uma pesquisa feita pela consultoria KPMG, 19 meses depois do início do isolamento, 52% das empresas confirmam o interesse em chamar de volta seus colaboradores neste ano.

Só que dizer adeus ao home office, com todas as suas dores e delícias, não vai ser tão simples. Um dado da empresa de headhunting Korn Ferry indica que, para 70% dos executivos ouvidos, o retorno ao ambiente de trabalho será “difícil”. A advogada Andrea Giugliani, que atua na região do ABC, São Paulo, retomou os atendimentos presenciais duas vezes na semana recentemente. O que antes da pandemia era feito de maneira automática – vestir-se e dirigir até seu escritório, hoje exige um certo esforço. “Me acostumei a ficar em casa e a me dividir entre as tarefas domésticas e profissionais. Para sair, tenho que pensar duas vezes”, diz. Um dos motivos dessa reflexão extra é Luís, seu filho de três anos, que gostou da ideia de ter a mãe por perto o dia inteiro. Apesar de sua rotina no escritório ter menos interrupções de ordem familiar, a saudade pesou. “Agora, quando saio para trabalhar, meu filho fica chorando e me perguntando aonde vou. Ele ficou bem mexido.”

A advogada Andrea Giugliani [foto] retomou os atendimentos presenciais duas vezes na semana recentemente

As mudanças durante a pandemia não foram só na esfera familiar: além de seu escritório especializado em direito tributário, ela abriu mais dois negócios, um voltado para contabilidade descomplicada e outro de BPO financeiro. Tal investimento só foi possível pela economia de tempo e dinheiro, resultado de manter seus funcionários trabalhando remotamente. “Foi o que meu deu segurança para empreender sem precisar pensar em aluguel e outras despesas”, diz Andrea.

Tão longe, tão perto

Enfrentar os engarrafamentos diários era motivo de desânimo para Tiago França, programador da Pontomais, startup de Recursos Humanos. Antes da pandemia, o profissional levava duas horas para chegar à empresa. Em junho de 2020, porém, deixou Curitiba (PR) e mudou-se para Natal (RN), onde mora a família da esposa. A vida pessoal só melhorou. “Minha mulher me auxilia, inclusive profissionalmente, e eu produzo melhor”, diz. Agora, com o retorno parcial do seu time à sede da empresa, ele planeja se dividir entre os dois estados e fazer visitas periódicas ao escritório. “Se pedirem para voltar, tudo bem, mas eu só percebi vantagens trabalhando de casa”, diz. Um levantamento feito em julho pela consultoria de recursos humanos Robert Half aponta que 64% dos entrevistados gostaria de passar mais dias da semana em casa do que na empresa.

Para facilitar essa transição entre a sala de casa e a de reuniões, a Forbes convidou Ana Carolina Peuker, CEO e fundadora people & culture da Bee Touch, healtech de saúde mental, e Alana Azevedo, chefe de pessoas e cultura da Flash Benefícios, para dar dicas práticas aos profissionais que se preparam para deixar, mesmo que parcialmente, o home office. Veja:

Prepare sua mente

Um dos melhores momentos para se adaptar é nas últimas semanas de home office. “Afinar a rotina como se já estivesse no escritório é uma forma de diminuir o impacto no retorno”, explica a CEO da Bee Touch. Por isso, comece a seguir os horários parecidos com aqueles do modelo presencial. Além disso, esteja ciente que, possivelmente, você não vai dar conta de todas as atividades do dia de primeira, assim como aconteceu no início do regime remoto. Haverá um novo período de readaptação em que a produtividade pode ser menor. E tudo bem.

forbes.com.br



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News