26/04/2024 21:48:44

Geral
05/10/2021 04:00:00

David Julius e Ardem Patapoutian recebem Prêmio Nobel de fisiologia ou medicina de 2021


David Julius e Ardem Patapoutian recebem Prêmio Nobel de fisiologia ou medicina de 2021

Os cientistas David Julius e Ardem Patapoutian receberam o Prêmio Nobel da Medicina de 2021 por suas descobertas de receptores de temperatura e tato, informou nesta segunda-feira a Real Academia Sueca de Ciências.

Patrik Ernfors, do Comitê Nobel, disse que Julius usou a capsaicina, o componente ativo nas pimentas chili, para identificar os sensores nervosos que permitem que a pele reaja ao calor, escreve agência AP.

Patapoutian identificou os sensores sensíveis à pressão nas células, que respondem à estimulação mecânica na pele e órgãos internos, afirmou Ernfors.

"Isso realmente desvenda um dos segredos da natureza. É na verdade algo que é crucial para nossa sobrevivência, por isso é uma descoberta muito importante e profunda", comentou Thomas Perlmann secretário-geral do Comité Nobel.

O prestigioso prêmio consiste de uma medalha de ouro e 10 milhões de coroas suecas (R$ 6,11 milhões). O prêmio monetário vem da herança deixada pelo seu criador, o inventor sueco Alfred Nobel.

Este é o primeiro prêmio a ser entregue neste ano. Os prêmios nos campos da Física, Química, Literatura e Paz serão atribuídos ao longo da semana, o de economia será divulgado na próxima segunda-feira (11).

br.sputniknews.com



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News