28/03/2024 05:42:47

Meio Ambiente
04/10/2021 04:00:00

Imaflora reúne arquitetos e designers para debater sustentabilidade

Encontro online que integra o calendário da 10ª DW! Semana de Design de São Paulo reúne especialistas do setor para discutir oportunidades que a sustentabilidade pode trazer para o setor da arquitetura e para os negócios da construção civil


Imaflora reúne arquitetos e designers para debater sustentabilidade

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de madeiras nativas em todo o mundo. Por aqui, 90% de toda a produção abastece o mercado interno, em especial, os setores da construção, movelaria e marcenarias – o que torna essas áreas da economia grandes motores para impulsionar o combate à ilegalidade e ao desmatamento e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades de novos negócios sustentáveis.

Profissionais que atuam nesse setor, como arquitetos e designers de produtos, são fundamentais na promoção de uma cadeia mais sustentável, capaz de se fortalecer sob parâmetros legais e reforçando a importância das florestas no cenário de mudanças climáticas.

A maior parcela da madeira nativa é consumida em obras residenciais, sendo que boa parte da madeira extraída das florestas ainda tem uma aplicação com baixa agregação de valor. Outro desafio é combater a origem ilegal da madeira. Segundo levantamentos recentes feitos pelo Imazon, no Pará, e pelo Instituto Centro de Vida (ICV), no Mato Grosso (os maiores estados produtores de madeira nativa no Brasil), cerca de 40% da madeira é extraída ilegalmente, um volume ainda muito desafiador.

Pensando no protagonismo dos profissionais da construção, arquitetura e design e em como suas escolhas, decisões e recomendações sobre a origem, as matérias primas e a sustentabilidade em seus projetos ajudam no cuidado com o meio ambiente e na proteção às florestas, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) realiza o encontro “Arquitetura do Amanhã 2: Construindo Negócios Sustentáveis”, dia 7 de outubro, das 16h às 18h, no canal do YouTube da entidade, com participação de diversos convidados especiais e apoiadores.

“Acreditamos que o segmento de arquitetura e design pode fazer a diferença à medida que considere o uso da madeira, sua origem e a conexão do produto com a Amazônia. Sabemos que somente através do uso dos produtos florestais poderemos agregar valor à floresta e mantê-la em pé”, ressalta Leonardo Sobral, gerente florestal do Imaflora.

De acordo com Sobral, houve um aumento na procura por madeira legal e até certificada por parte de pequenas e médias empresas da indústria marceneira e moveleira. “Há um crescimento na demanda por móveis e objetos de decoração com pegada de responsabilidade referente à origem da madeira, e isso é algo que agrega valor não apenas à floresta como também às empresas que consideram a sustentabilidade em seus negócios”, complementa.

Sobre o evento

Com inscrição gratuita, o encontro online contará com dois painéis de diálogos, cada um com dois convidados e um mediador, que conversarão sobre temas ligados às oportunidades de negócios para players de empreendimentos sustentáveis e à pauta de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), o índice que avalia as operações das empresas de acordo com seus impactos nestes três eixos da sustentabilidade e que tem ganhado cada vez mais importância no mercado global de madeira.

Na estreia, em março passado, o talk show totalizou 614 inscritos e engajou cerca de 13 mil pessoas nas redes sociais. Para esta segunda edição, a expectativa é alcançar ainda mais participantes e ampliar o foco dos debates.

Conheça os convidados:

– Marcelo Rosenbaum, designer e arquiteto premiado, está à frente da Rosenbaum Arquitetura e Design há mais de 20 anos. É fundador do Instituto A Gente Transforma e ministra palestras e cursos sobre design e arquitetura como transformação social no Brasil e no exterior;

– Nicolaos Theodorakis, CEO e sócio fundador da Noah Wood Building Design, além de empreendedor do mercado imobiliário há 10 anos;

– Cristiano do Valle, engenheiro agrônomo, fundador da Tora Brasil, empresa especializada na produção de móveis de madeira da Amazônia, certificada pelo FSC;

– Kátia Punhagui, arquiteta urbanista, doutora em Arquitetura, Energia e Meio Ambiente (Universidade Politécnica da Catalunha) e em Engenharia da Construção Civil (Poli-USP), é pesquisadora vinculada ao Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA, Foz do Iguaçu);

– Tatiana Tibiriçá, arquiteta urbanista, sócia-proprietária do escritório Ipê-Amarelo Arquitetura, responsável pelo projeto da sede do Imaflora, com madeiras certificadas;

– Fernando Gouveia, engenheiro florestal com doutorado em ciências da madeira. É pesquisador do Laboratório de Produtos Florestais (Serviço Florestal Brasileiro) desde 2005, tendo atuado nas áreas de produtos florestais, secagem e proteção da madeira.

São apoiadores do evento: Noah Wood Building Design, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Marquetti Bonetti Arquitetos Associados, Tora Brasil, Núcleo da Madeira e Ipê-Amarelo Arquitetura.

Agenda:

Arquitetura do Amanhã 2: Construindo Negócios Sustentáveis

Data: 07.10.2021

Horário: das 16h às 18h

Local: https://www.youtube.com/user/Imaflora
Formulário de inscrição gratuita: www.imaflora.org

 

Programação prévia:

16h00 – Abertura e boas vindas
Leonardo Sobral (Gerente florestal do Imaflora)
Monica Duarte Aprilanti (Núcleo da madeira)

16h15 – ESG no mercado de Arquitetura e Design 

  • Marcelo Rosenbaum(Rosenbaum Design) – Impacto social positivo da Arquitetura e Design

    • Nicolaos Theodorakis (Noah), Projetos Sustentáveis e o Crescimento da pauta ESG 
  • 15’ Perguntas do Moderador

17h – Alternativas rumo à sustentabilidade possível 
Moderador: Cristiano do Valle (Tora Brasil)

  • 10’Tatiana Tibiriçá(Ipê Amarelo) – Construções Sustentáveis em Madeira
    • Kátia Punhagui (CBCS) – A Importância de considerar a Origem, Tipos de Materiais e Descarte
    • Fernando Nunes Gouveia (Laboratório de Produtos Florestais, do Serviço Florestal Brasileiro) – Novas espécies e seu diferencial de mercado
    • Perguntas Moderador

17h45 – Encerramento com tour pelas tecnologias sustentáveis da sede do Imaflora

 Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.

Mais informações: www.imaflora.org.br



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News