26/04/2024 19:10:20

Atualidade
02/10/2021 19:00:00

Planetário completa 9 anos com programação voltada para a Semana Mundial do Espaço e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Planetário completa 9 anos com programação voltada para a Semana Mundial do Espaço e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Um dos equipamentos pedagógicos mais importantes de Arapiraca é, sem dúvida, o Planetário e Casa de Ciência. Localizado na Orla da Perucaba, bairro Zélia Barbosa Rocha, o local funciona como o Terceiro Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (Caeti III). Neste sábado, 2 de setembro, o Planetário de Arapiraca completa 9 anos como instrumento no desenvolvimento de crianças e adolescentes de Arapiraca.

Para comemorar, Arapiraca vai participar da Semana Mundial do Espaço (Wolrd Space Week) e da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ambas de 4 a 10 de outubro. O Planetário desenvolverá, neste período, diversas atividades voltadas para o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta.

Em agosto deste ano, as atividades presenciais no Planetário e Casa de Ciência puderam ser retomadas, graças ao trabalho desenvolvido pelo prefeito Luciano Barbosa, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

De acordo com a secretária Ivana Carla, a gestão está muito feliz em retomar os trabalhos no local, que é fundamental para a inserção dos jovens no mundo da ciência e tecnologia. “É muito bonito ver os olhos dos estudantes da nossa rede brilhando ao interagir com os espaços do planetário. Sem dúvidas, o local é muito importante para o desenvolvimento pedagógico e social deles”, disse a gestora.

A coordenadora dos Centros de Apoio às Escolas em Tempo Integral, Janice Gomes, destacou a importância das semanas comemorativas para os 9 anos do Planetário de Arapiraca.

“Ter o Planetário municipal inscrito em atividades nacionais e internacionais é uma maneira de fortalecer nossos Centros de Apoio e, e claro, nossa Educação Municipal em atividades de relevância em todo o mundo”, disse Janice.

Semana Mundial do Espaço

É uma celebração internacional de ciência e tecnologia que tem uma grande contribuição para a melhoria da condição humana. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 1999, a Semana do Espaço Mundial será realizada de 4 a 10 de outubro, em comemoração a duas datas importantes: 4 de outubro de 1957, quando houve o lançamento do primeiro satélite da Terra feito pelo homem, o Sputinik 1, abrindo assim o caminho para a exploração espacial; e 10 de outubro de 1967, quando houve a assinatura do Tratado sobre Princípios que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Usos Pacíficos do Espaço Exterior,  incluindo a Lua e outros Corpos Celestes.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

O post Planetário completa 9 anos com programação voltada para a Semana Mundial do Espaço e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apareceu primeiro em Prefeitura de Arapiraca.

Repórter Maceió



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News