25/04/2024 13:51:41

25/10/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

Acompanhado do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Adriano Augusto, o deputado estadual Marcos Ferreira (PSDB) visitou esta semana, o lixão do município de Santana do Ipanema, que tem causado sérios transtornos aos moradores do povoado Areias Brancas. Os moradores reclamam da falta de ação da prefeitura para encontrar uma solução em curto prazo para equacionar o problema do lixão.

Durante a visita, Adriano Augusto, afirmou que as atividades do lixão - situado ao lado de um aterro sanitário que nunca funcionou - podem ser interrompidas, caso não sejam adotadas medidas para solucionar o problema. “Vamos procurar saber junto à prefeitura qual a razão da célula do aterro sanitário que está pronta não vem sendo utilizada. Na pior das hipóteses, o lixo podia ser depositado no aterro sanitário abandonado, pelo menos a situação seria menos agressivo ao meio ambiente e para os catadores de lixo, destinando o lixo de forma correta e garantindo que ele não se transforme em agente poluente e degradador da natureza”, disse.

O deputado Marcos Ferreira acredita que agora o processo de licenciamento do aterro sanitário junto ao IMA será uma realidade, observando as prerrogativas da legislação ambiental, o que virá a beneficiar o município de Santana do Ipanema. “As atividades do lixão atendem a um pleito da comunidade que sobrevive na área, será uma nova alternativa que não irá prejudicar os catadores de lixo, colocando de vez para funcionar uma obra que custou meio milhão de reais e a prefeitura nunca utilizou”, enfocou Marco Ferreira.

“O que está acontecendo em Santana do Ipanema é uma falta de priorização no combate aos problemas básicos da população por parte do atual governo municipal. Temos um hospital construído e há cinco anos fechado por falta de uma prioridade. Nós vimos aqui hoje um aterro sanitário pronto e que poderia está sendo utilizado para o tratamento desse lixo, mas lamentavelmente o que vemos aqui é uma falta de priorização e eu como parlamentar e representante dessa região, dessa cidade, tenho obrigação de alertar a população e o governo do Estado sobre o que está acontecendo. Trouxemos o presidente do IMA e ele ficou muito alarmado com a situação que viu aqui hoje”, acrescentou o deputado.

Marcos Ferreira disse ainda que a situação é bastante preocupante. “Esse ar poluído está sendo respirado pelo povo de Santana e tem trazido desconforto e problemas de saúde, pois, conforme relato de pessoas que vivem nessa comunidade aqui é colocado todo tipo de lixo, lixo de hospital, de cemitério, enfim todo tipo de lixo que não pode ser usado e uma estrutura dessa onde foi gasto dinheiro do povo tem que ser utilizada em beneficio do povo”, disse.

“Precisamos nos unir nesse momento e estamos aqui para contribuir, para ajudar e melhorar a qualidade de vida das pessoas, independente das questões políticas. O importante é que possamos trazer benefícios para a sociedade, mas o que não podemos permitir é que o meio ambiente continue a ser agredido e as pessoas continuem doentes, respirando o ar poluído. Estamos confiantes que o IMA encontrará uma solução para esse problema”, frisou Ferreira, que pretende fazer um pronunciamento na Assembleia Legislativa para denunciar o problema.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News