23/04/2024 09:40:49

Especial
27/09/2021 02:00:00

Semana tem datas dedicadas aos surdos e à doação de órgãos

Confira datas e fatos da semana de 26 de setembro a 2 de outubro


Semana tem datas dedicadas aos surdos e à doação de órgãos

Hoje é Dia entre 26 de setembro e 2 de outubro traz datas que representam conquistas e conscientização - seja pela inclusão do outro, do incentivo à doação de órgãos ou pela busca da saúde. Na lista, estão os dias nacionais dos Surdos e da Doação de Órgãos e Tecidos, bem como o Dia Mundial do Coração.

Abrindo a semana, logo no dia 26, é o Dia Nacional dos Surdos. Instituído em 2008, a data foi escolhida por ser neste dia que foi criada a primeira escola brasileira para surdos, ainda no ano de 1857, pelo imperador Dom Pedro II: o Colégio Nacional para Surdos-Mudos, no Rio de Janeiro, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). 

Repórter Visual, veiculado pela TV Brasil, foi o primeiro programa jornalístico da TV brasileira feito em Libras. Em 2019, o programa mostrou como funciona o Instituto Nacional de Educação de Surdos, e, em entrevista com o professor Rodrigo Rosso, lembrou que setembro é um mês marcado pelas conquistas da comunidade surda. 

Desde 2005, o currículo escolar teve a inclusão de Libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos. A professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, Cristina Lacerda, em entrevista ao Tarde Nacional, falou da importância do ensino de Libras para a aprendizagem e inclusão das crianças surdas.

E outra data importante de conscientização social é o dia 27, quando se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. No ano passado, Agência Brasil explicou, passo a passo, como é feito um transplante de órgãos no país. Em outra matéria, de 2019, Agência Brasil destacou que o Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo.

Naquele mesmo ano, o Repórter Brasil, da TV Brasil, trouxe os desafios da doação de órgãos no país ao relembrar a história de Marilânia, que tinha feito transplante de coração havia cinco anos. Ela foi uma das pessoas retratadas pelo Caminhos da Reportagem, em 2015, em episódio que acompanhou pessoas que estavam na fila por transplantes.

Sobre o coração, no dia 29, o Dia Mundial do Coração faz um alerta e um pedido pelas mudanças de hábito. Em 2019, o Repórter Brasil mostrou que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e a maioria dessas mortes poderia ter sido evitada com mudanças de hábito, como prática de atividades físicas e alimentação equilibrada. 

Fonte Agência Brasil




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News