19/04/2024 11:28:28

Municípios
26/09/2021 11:00:00

Ibateguara, a cidade do frio, é destaque na Região Serrana de Alagoas

Circuito do Frio e o Roteiro Caminhos da Liberdade, o município fica encravado na microrregião Serrana dos Quilombos


Ibateguara, a cidade do frio, é destaque na Região Serrana de Alagoas

Que tal curtir os dias frios do mês de setembro na região serrana de Alagoas? E que tal escolher Ibateguara, município situado 500 metros acima do nível do mar, carinhosamente denominada como a cidade do frio, tendo sido até chamada no passado de “a Suíça”, pelo clima ameno. Localizada entre duas regiões turísticas, o Circuito do Frio e o Roteiro Caminhos da Liberdade, o município fica encravado na microrregião Serrana dos Quilombos, tendo como limites São José da Laje, União dos Palmares, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, Quipapá, Maraial e Iraci, em Pernambuco. Seu diferencial é que tem em seu território cachoeiras e bacia hidrográfica, integrada pelo rio Jacuípe e pelos riachos Horizonte, Jiboia, Sumidouro, Taquara (limite com Colônia Leopoldina e Pernambuco) e Camaragibe (limite com União dos Palmares), suas principais atrações, trilhas ecológicas e muito verde.

Dois acidentes geográficos marcam o panorama natural do município: a Serra do Vento com 580 metros de altura e da Canastra com 630 metros. Mas é uma cachoeira, a do Tombador, que realmente exerce a função de ser a grande atração turística de Ibateguara. Se existe um lugar exuberante, cercado por uma floresta intocável que dá charme ao local, localizada na Serra do Catita, aproximadamente 11 km do centro da cidade, é a Cachoeira do Tombador, também conhecida como “Véu-de-Noiva”.

Com uma queda de aproximadamente 150 metros de altura, de difícil acesso para se chegar, pois boa parte da trilha é sobre as pedras do Rio Jacuípe, essa cachoeira recebe apaixonados por natureza o ano inteiro. Mas vale apena o esforço que pode durar cerca uma hora. Muitos dizem que mesmo sendo uma das mais belas paisagens de Alagoas, não é um lugar de turismo e sim de reflexão, oração e espiritualidade, já que a cachoeira Véu-de-Noiva fica dentro de um lugar santo.

Fonte: Tribuna Hoje / Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

 

 
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News