19/04/2024 17:26:58

Justiça
22/09/2021 11:00:00

MP investiga suposto aumento ilegal de salários de prefeito e vereadores em município


MP investiga suposto aumento ilegal de salários de prefeito e vereadores em município

O Ministério Público Estadual, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, instaurou uma série de Procedimentos Administrativos para apurar denúncias envolvendo a Prefeitura de Craíbas, no Agreste alagoano. As portarias foram publicadas nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do MP.

O primeiro procedimento investiga o possível aumento ilegal dos subsídios do prefeito e dos vereadores do município, no começo deste ano. No documento, o promotor de Justiça Rogério Paranhos Gonçalves destaca que o caso já está sendo acompanhado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Ministério Público de Contas (MPC), tendo ambos expedido Recomendação Conjunta no sentido de que prefeito e vereadores se abstenham de implementar os reajustes. 

Também foram instaurados Procedimentos Administrativos para investigar a "utilização de diplomas falsos" junto à prefeitura da cidade e “a realização de processo seletivo simplificado para os cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias no município pela gestão iniciada em janeiro do ano em curso”.

Recomendação 

O MPC e o TCE expediram, no começo de fevereiro, recomendação conjunta a todos os prefeitos alagoanos e presidentes de câmaras municipais para que não promovam nenhum tipo reajuste salarial a seus membros e também servidores, até o dia 31 de dezembro deste ano, conforme Lei Complementar nº 173/2020. 

No documento, os órgãos de controle externo recomendam que os gestores abstenham-se de propor ou aprovar projetos de leis voltados à concessão, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de vencimentos ou subsídios de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Craíbas, pelo telefone fixo da sede do executivo municipal, mas não obteve êxito. 

Por Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News