24/04/2024 21:26:56

Polícia
21/09/2021 13:00:00

Operação da PF que investiga fraude na aquisição de medicamentos de alto custo cumpre mandados em Maceió


Operação da PF que investiga fraude na aquisição de medicamentos de alto custo cumpre mandados em Maceió

Agentes da Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Maceió, na manhã desta terça-feira (19), durante as ações da Operação Pés de Barro, que investiga fraudes na aquisição de medicamentos de alto custo por força de decisão judicial pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Polícia Federal, os fatos investigados ocorreram entre os anos de 2016 e 2018 e envolveram a aquisição dos medicamentos de alto custo Aldurazyme, Fabrazyme, Myozyme, Elaprase e Soliris/Eculizumabe pela Diretoria de Logística em Saúde do Ministério da Saúde. Foram encontrados indícios de inobservância da legislação administrativa, licitatória e sanitária, além do descumprimento de reiteradas decisões judiciais, com o aparente intento de favorecer determinadas empresas.

A má condução dos processos de aquisição desses medicamentos causou o desabastecimento por vários meses de seus estoques do Ministério da Saúde, em prejuízo de centenas de pacientes beneficiários de ordens judiciais, o que contribuiu para o agravamento de sua saúde, podendo ter levado ao óbito ao menos 14 pacientes. Estima-se que o prejuízo causado pelo pagamento antecipado de medicamentos sem o posterior fornecimento ultrapasse R$ 20 milhões.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e corrupção ativa.

Cerca de 61 policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão nos estados de Alagoas (Maceió), Minas Gerais (Belo Horizonte e Montes Claros), Pernambuco (Recife), São Paulo (São Paulo) e no Distrito Federal (Brasília).

*Com informações da Assessoria 

https://www.cadaminuto.com.br/ 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News