26/04/2024 08:00:41

21/10/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

com agência alagoas // telma elita

Nos últimos seis dias, o herdeiro da Família Real no Brasil, D. João de Orleans e Bragança, tataraneto de D. Pedro II, guiado pela expedição do imperador — há 150 anos — fez uma viagem de 220 km. Ele esteve em 12 municípios alagoanos e mais Jatobá (PE), Propriá (SE) e Paulo Afonso (BA) para repassar o roteiro desbravado pelo seu ancestral.

Acompanhado do governador do Estado, Teotonio Vilela, navegou pelo São Francisco. Era o lançamento do roteiro Caminhos do Imperador, uma ação das secretarias da Cultura, Turismo, Comunicação e Planejamento. “Foi sensacional. Essa região tem muitos atrativos: patrimônio cultural e histórico, natural, e o povo... o povo é muito caloroso. Existe uma riqueza e uma identidade indescritíveis”, explica o príncipe, conhecido também como D. Joãozinho.

Ele chegou em Alagoas na última quinta-feira (15) e partiu para o Rio de Janeiro, onde mora, nesta quarta (21). “Seis dias de viagem. Na segunda, ainda fui para União dos Palmares. Conheci Dona Irinéia (Irinéia Rosa Nunes), que faz um trabalho incrível. Eu já conhecia as peças de cerâmica. Tenho inclusive na minha casa e comprei mais nove”, revela.

Sobre a artesã, D. João ficou impressionado com a história de vida. “Ela me contou de toda a luta que passou com o primeiro marido. Chegou a viver na rua. Hoje, está feliz, fazendo suas peças e sendo reconhecida. O atual marido é outro fazedor de bonecos”, brincou.

Do Estado, o príncipe leva também dezenas de fotografias. “Fiz muitas. Não tantas como eu queria ter feito. Mas tenho um bom acervo”, relata. Atitude semelhante ao do tataravô. Só que, naquela época, D. Pedro II registrava os cenários com palavras, em diário, e também gravuras, feitas de próprio punho.

O material deve se transformar em livro. Existe esse projeto em parceria com o governo do Estado. “Conversei com o governador Teotonio Vilela. Disse que esse é o meu presente para Alagoas. Cedo todas as imagens tiradas aqui”, afirmou o príncipe herdeiro. Ele tem inclusive publicada a obra Rio de Janeiro: Vôo do Olhar, pela editora Index.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News