28/03/2024 18:11:53

Mundo
08/09/2021 04:00:00

Talibã diz querer manter relações com EUA e encoraja sua participação da reconstrução do Afeganistão


Talibã diz querer manter relações com EUA e encoraja sua participação da reconstrução do Afeganistão

Enquanto o presidente norte-americano, Joe Biden, afirma que demorará até os EUA reconhecerem o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) como novo governo afegão, o grupo demonstra uma posição mais aberta.

movimento Talibã diz estar pronto para iniciar relações com Washington, e que tais relações poderiam servir os interesses tanto do Afeganistão como dos EUA, afirmou o porta-voz do grupo insurgente, Suhail Shaheen, à Sputnik, nesta terça-feira (7).

"Sim, claro, em um novo capítulo, se a América quiser ter uma relação conosco, o que poderia ser do interesse de ambos os países e de ambos os povos, e se quiserem participar da reconstrução do Afeganistão, são bem-vindos", declarou Shaheen.

O porta-voz acrescentou que o Talibã não terá relações com Israel, mas quer manter o diálogo com todos os outros países vizinhos.

"Claro que não teremos qualquer relação com Israel. Queremos ter relações com outros países, e Israel não está entre eles. Queremos ter relações com países vizinhos e regionais, bem como com países asiáticos", disse Shaheen.

Na manhã de segunda-feira (6), Zabihullah Mujahid, também porta-voz do Talibã, declarou o fim da guerra no Afeganistão e disse que nos próximos dias seria anunciada a composição do novo governo.

Por enquanto, vários líderes mundiais aguardam para reconhecer o governo talibã no Afeganistão, afirmando que estão monitorizando o comportamento do grupo. Até agora, apenas três países reconheceram o Talibã como entidade administrativa do país: o Paquistão, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

https://br.sputniknews.com/ 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News