18/04/2024 22:38:36

22/07/2007 00:00:00

Interior


Interior

Severino Carvalho
Repórter


Maragogi – Quem nunca se lambuzou no grude para provar dos sabores e aromas da jaca? Pois bem, em Alagoas, o suculento fruto e sua árvore estão ameaçados pela indústria moveleira. O mobiliário rústico feito a partir do robusto tronco da jaqueira (Artocarpus heterophyllus) caiu no gosto popular.
Sem legislação específica que proíba a derrubada de árvores frutíferas e a ausência de uma cultura sustentável, a devastação avança e marceneiros já enfrentam dificuldades para encontrar a matéria-prima, vendida a preço de ouro por donos de sítios e fazendas.

Tronco da jaqueira é utilizado até na indústria naval
Maragogi – Da jaqueira nada se perde, tudo se desfruta. Os gomos (ou favos) são nutritivos, e, no período do verão, alimentam tanto o homem como animais, a exemplo de micos, macacos, quatis, aves, gambás, lagartos, entre outros. As sementes cozidas são comestíveis, ricas em amido. O tronco é há muito utilizado na construção naval. “A madeira da jaqueira agüenta água”, afirma o atravessador Ismar Luiz Bispo.
Mas é a utilização para a movelaria que ameaça esta espécie originária da Ásia, trazida para o Brasil pelos portugueses; aqui a planta adaptou-se bem.

Analista alerta para fim da árvore frutífera
Maragogi – Para o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Nazir Salman, a tendência da jaqueira é acabar. Ele propõe que os governos incentivem o plantio, destinado à indústria moveleira e defende leis mais rigorosas para a preservação de árvores frutíferas.
“Atualmente não existe lei que impeça a derrubada de árvores frutíferas, a exemplo da jaqueira, que é uma planta exótica trazida de fora do País, à exceção das plantadas nas margens dos rios, em regiões urbanas e nas Áreas de Preservação Permanente (APP)”, disse o analista ambiental do Ibama.

Fonte - Jornal Gazeta de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News