26/04/2024 00:23:14

13/10/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

antonio aragão //

O Município de União dos Palmares teve origem em um povoado chamado Macacos, no século XVIII, à margem esquerda do Rio Mundaú. As primeiras habitações surgiram nas proximidades de um cruzeiro denominado "Cerca Real dos Macacos".
O português Domingos de Pino construiu a primeira capela do local, dedicada à Santa Maria Madalena. A povoação passou a ter o nome da padroeira.


As fugas dos negros haviam começado já antes do final do século XVI; mas, se tornaram mais freqüentes e numerosas, durante a ocupação holandesa, pelo conseqüente enfraquecimento do aparelho repressor tradicional
No município se encontra a Serra da Barriga, a oeste da sede do município, local onde reuniram-se os negros para fazer resistência à escravidão. Os escravos fugidos do cativeiro reuniam-se em aldeamentos chamados Quilombos, assim no plural, porque eles foram muitos, e não apenas o situado na Serra da Barriga, que vinha a ser o mais importante, "a capital" dos Palmares, abrigando cerca de trinta mil negros vindos de todos os pontos da capitania.


Zona um tanto afastada do litoral, com terra fértil onde predominavam palmeiras e era cercada por uma cerca alta de pau-a-pique. Os negros viviam das culturas do milho, mandioca, feijão e bananeiras. Possuindo apenas três entradas, cada uma guarnecida por 200 guerreiros. Nestes quilombos existiam armas e munições com as quais foi organizada a república dos Palmares, abrigando, por quase um século, o anseio de liberdade dos negros, sob o comando do rei Ganga-Zumba, o deus da guerra.
Com sua morte, o seu substituto foi Zumbi, rei dos Palmares, possuidor de grande poder espiritual, resistiu a várias expedições militares.


Após três anos de luta, Zumbi foi morto no dia 20 de novembro, data em que hoje se comemora o "Dia Nacional da Consciência Negra". A extinção da República dos Palmares deve-se a Domingos Jorge Velho, que durante meses perseguiu os escravos, até a batalha final, quando saiu vitorioso. Existe um fato que até hoje deixa dúvidas: a História afirma que na batalha final, quando o chefe dos quilombos, Zumbi, se viu dominado, atirou-se de um despenhadeiro. Alguns historiadores atestam que o mesmo foi preso e morto pelos bandeirantes chefiados por Domingos Jorge Velho. O crescimento do lugar provocou seu desmembramento no município de Atalaia, a 13 de outubro de 1831, através do decreto do Governo Geral. Em seguida, foi criada a Vila Nova Imperatriz elevada à categoria de cidade pela lei 1.113, de 20 de agosto de 1889.


A denominação União surgiu no ano de 1890, e teve origem no fato da cidade ser o elo entre as estradas de ferro de Alagoas e Pernambuco. Em 1944, ocorreu a mudança definitiva para União dos Palmares, homenagem aos Quilombos.
Símbolo da resistência negra, União dos Palmares guarda uma das mais belas páginas da História do Brasil. Foi neste município que os negros construíram a república independente do Quilombo dos Palmares, cujo objetivo era a libertação do negro escravo. A serra da Barriga é o marco vivo da resistência negra pela liberdade e é justamente nesta serra que estás implantado o Parque Nacional de Zumbi.

O prefeito de União dos Palmares bacharel Areski Freitas em conversa informal com a reportagem disse que, em função da crise financeira que assola os municipios do Brasil particularmente União dos Palmares, este ano após uma analise mais apurada resolveu programar apenas o hasteamento dos pavilhões defronte a Prefeitura, e para as 19,00h está previsto a celebração de uma missa campal na Praça Basiliano Sarmento.

"Sei que surgirão criticas dos meus opositores com relação a não realização da festa, porém, como pessoa responsável e com os pés no chão, resolvi não faze-la, por dois motivios fundamentais: o primeiro que os cinquenta mil reais que seriam gastos podem fazer falta principalmente no pagamento dos funcionários, e depois, seria uma inconsequencia promover festas sabendo que faltaria dinheiro para coisas essenciais. Espero a compreensão dos meus municipes" disse o prefeito.

"Não será uma festa civica que irá apagar da memoria do povo de União o sentimento de liberdade de que é dotado. Gostaria que  meus criticos nos procurassem e se inteirassem da realidade economica da prefeitura, para então depois medir o que seria a consequencia de um dia de festas e pompas em troca da falta de pagamentoo dos salários de quem realmenter trabalha. O ano que vem, a história poderá mudar. Existem muitos outros 13 de outubro que poderão ser comemorados" sentenciou Dr. Kil.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News