26/04/2024 21:23:11

10/10/2009 00:00:00

Meio Ambiente


Meio Ambiente

Com cadaminuto // emanuelle oliveira

 

Alagoas terá uma dos verões mais quentes e secos dos últimos anos, diz meteorologista
As altas temperatura registradas nos últimos dias em Alagoas já sinalizam a chegada do verão e ainda, a certeza de que o Estado enfrentará uma das épocas mais secas do ano, por conta do fenômeno El ñiño, que esquenta as águas do Oceano Pacíficio, intensificando o calor.

A exposição ao sol também pode causar problemas de saúde, uma vez que a radiação Ultravioleta (UV), pode desencadear queimaduras solares, fotoalergias, envelhecimento precoce e câncer de pele.

Essa radiação que atinge a Terra se divide em UVA e UVB, sendo que a primeira possui intensidade constante durante todo o ano e que é mais forte entre 10 e 16 horas, penetrando profundamente na pele. Já a UVB aumenta durante o verão, nesse mesmo horário, quando a ntensidade dos raios atinge seu máximo e embora penetre superficialmente, causa queimaduras solares, alterações no sistema imunológico e danos aos olhos.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) calcula que no Brasil surjam 100 mil novos casos de câncer de pele por ano, ocasionados pelas queimaduras repetidas ao longo do tempo. Para se bronzear sem se queimar uma das alternativas é o banho de sol até 10h ou após as 16h, quando os raios UVA menos danosos são mais intensos.

Estima-se que até os 18 anos de idade, o tempo de exposição solar é maior do que no restante da vida, por isso as crianças com menos de seis meses de não devem ser expostas ao sol ou utilizar nenhum tipo de creme ou filtro solar. Após essa idade, elas crianças podem utilizar filtros solares com fator de proteção acima de 15.

Segundo o professor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universiadde Federal de Alagoas (Ufal), Carlos Molion o aumento da temperatura em Alagoas é algo normal, já que a nebulodidade e a chuva a controlam.

"As nuvens funcionam como como um guarda-sol e quando não há nuvens a radiação do sol é refletida de forma mais forte. Quando chove há evaporação e o resfriamento da superficície, o que faz a temperatura ficar mais baixa. Desde a semana passada temos menos chuvas, o céu esta mais limpo e com pouca nebulosidade", explicou.

 De acordo com Molion a temperatura no litoral do Estado tende a variar entre 34° e 35°, enquanto que no Agreste poderá chegar aos 37° ou 39°. “Isso poderá ocorrer principalmente em março e a diferença deste ano para 2008 é que não tivemos o El niño, ao contrário, no ano passado o Oceano Pacífico estava frio, por isso choveu mais. O sol está em cima de nós, ele cruzou o Equador no dia 22 de setembro, por isso o calor vai aumentar nos meses de novembro e dezembro. A população alagoana pode se preparar para um dos verões mais quentes e secos dos últimos tempos”, destacou Molon.

A dermatologita Maria Gomes informou que pelo fato dos efeitos solares serem cumulativos a prevenção deve começar ainda na infância.

"Antes não tínhamos a informação de que os efeitos do sol tomado desde o nascimento ficam no organismo e começam a se manisfestar a partir dos 30 anos, através de rugas, mieloma (manchas) e ceratoses (lesões). Quem tem a pele clara sofre mais. Como exemplo temos as mulheres que trabalham no campo, que aos 40 anos já tem uma pele de 60".

"No dia-adia é preciso usar filtro solar com fator de proteção de no mínimo 20, à cada 2h e também chapéu ou viseira e óculos escuros. Como moramos em um lugar com belas praias ao se expor ao sol é necessário usar filtro 30, embora existam alguns com fator de proteção até 100, lembrando que ele só começa a agir meia hora depois da aplicação . Nos dias de chuva também é recomendado usar, porque a radiação passa através das nuvens. Que  toma menos sol fica mais jovem e cada pessoa terá a pele que merece. Fritar no sol é falta de informação", ressaltou a dermatologista



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News