25/04/2024 17:34:08

08/10/2009 00:00:00

Municipios


Municipios

com alagoas24horas // vanessa alencar

O deputado estadual Arthur Lira (PP) usou o plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nesta quinta-feira, 8, para desmentir a denúncia de que teria ameaçado cerca de 28 famílias que estão acampadas na Fazenda Boa Esperança, de propriedade de seu pai, o deputado federal Benedito de Lira (PP), no município de Major Izidoro.

Segundo o parlamentar, a denúncia - que foi divulgada ontem (7) pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) – não procede, já que os trabalhadores teriam deixado o local pacificamente. “Alguns membros da CPT querem fazer um cavalo de batalha”, desabafou.

Lira mostrou documentos que comprovariam a realização de reuniões com o Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (Incra) para a criação de um assentamento na área, desde que a fazenda foi invadida por integrantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag) em 2008.

Segundo ele, a negociação não avançou, uma vez que o Incra avaliou a propriedade por um valor que sequer cobria a dívida de R$ 1,5 milhão. “Desta forma, a propriedade passou a interessar a outras pessoas e de forma pacífica, pedi que os agricultores deixassem o local, com a produção deles, o material para a construção de casas e um valor para aluguel. Não cometemos violência”, finalizou.

De acordo com a CPT, o deputado teria afirmado aos trabalhadores rurais que ocupam a fazenda há um ano e seis meses, que os barracos seriam derrubados e todos retirados a força das terras. Ainda segundo informações da CPT, em abril deste ano um laudo do Incra constatou a improdutividade da terra.

Os coordenadores da CPT encaminharam um ofício para as Ouvidorias Agrárias do Incra-AL e Nacional; os Conselhos Estaduais de Direitos Humanos e Segurança Pública; Secretaria Estadual de Defesa Pública; Comissão Estadual de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil; e instituições internacionais que apóiam a luta pela reforma agrária. O objetivo do documento é buscar apoio para garantir a integridade física e material dos acampados.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News