20/04/2024 13:15:29

Economia
10/07/2021 13:00:00

Vendas no varejo aumentam 5,5% em Alagoas no mês de maio, diz IBGE

De acordo com a pesquisa, essa foi a segunda variação positiva no ano


Vendas no varejo aumentam 5,5% em Alagoas no mês de maio, diz IBGE

As vendas do comércio varejista aumentaram 5,5% em Alagoas no mês de maio. Essa foi a segunda variação positiva no ano: fevereiro registrou alta (1%) enquanto janeiro (-3,5%), março (-1,5%) e abril (-2,3%) apresentaram queda. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a maio de 2020, as vendas no varejo cresceram 20,2% em Alagoas. No acumulado do ano, o setor acumula ganho de 5,2% frente ao mesmo período do ano anterior.

No Brasil, as vendas no comércio varejista cresceram 1,4% em maio, após crescimento de 4,9% em abril. Com isso, o resultado de maio é o segundo crescimento consecutivo do varejo, que se encontra 3,9% acima do patamar pré-pandemia. O setor acumula ganho de 6,8% no ano e de 5,4% nos últimos 12 meses.

O resultado positivo no Brasil atingiu sete das oito atividades investigadas pela pesquisa. Entre elas, a maior variação foi em tecidos, vestuário e calçados (16,8%), seguida por combustíveis e lubrificantes (6,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%). Livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,3%), hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,6%) foram as outras atividades que tiveram aumento das vendas em maio.

“Esses setores vêm de trajetórias diferentes. A atividade de tecidos, vestuário e calçados, que teve a maior variação, já havia crescido 6,2%, mas ainda está muito abaixo do que estava antes da pandemia. Além disso, esse setor sofreu outra queda em março deste ano. Então é uma recuperação, mas em cima de uma base de comparação muito baixa”, afirma o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

A única atividade a ter queda no volume de vendas em maio foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%). “Tanto essa atividade quanto a de hiper e supermercados foram atingidas de forma diferente pelos efeitos da pandemia. Ambas foram consideradas atividades essenciais e não tiveram suas lojas físicas fechadas. Isso dá um caráter distinto em relação aos outros setores”, afirma.

Vendas no comércio varejista ampliado aumentam 6,3% em Alagoas


Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou um aumento de 6,3% no mês de abril. Houve, ainda, crescimento de 32% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado cresceu (13,4%) frente ao mesmo período do ano anterior.

Sobre a pesquisa


A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país e traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação. A técnica de coleta é o - Questionário eletrônico autopreenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI).

https://www.jornaldealagoas.com.br/ 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News