24/04/2024 02:42:57

08/10/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com ascom - AMA //

Mais uma estratégia. O combate à mortalidade infantil tem sido uma das principais bandeiras do governo do estado na área da saúde. E para alcançar o objetivo, diversas ações estão sendo tomadas para que os índices caiam – uma delas é o acesso à água para consumo humano por famílias do sertão alagoano.

Este acesso está sendo proporcionado através da construção de 1.500 cisternas através de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 18 municípios que convivem com a seca e escassez de chuvas por longos períodos.

O projeto já virou realidade e conta com 150 cisternas finalizadas nos municípios de Inhapi, Canapi e Mata Grande. O andamento da obra foi acompanhado pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, que esteve nos três municípios inspecionando o trabalho da Coppabacs, uma das duas Organizações Não-Governamentais (ONGs) ligadas à Associação do Semiárido (ASA), responsável pela construção das cisternas. A outra ONG é a AAGRA, localizada em Igaci.

Os técnicos percorreram diversas comunidades sertanejas e conversaram com as famílias contempladas, verificando se as mesmas haviam recebido treinamento para uso adequado das cisternas e se estas estavam dentro do padrão preconizado pelo MDS. “Pelo que nós percebemos as construções estão andando dentro do previsto e se continuar nesse ritmo, conseguiremos entregar as 1.500 cisternas até dezembro”, ressaltou a gestora do convênio de cisternas e diretora da Vigilância de Saúde Ambiental, Elisabeth Rocha.

O coordenador executivo da Coppabacs, Mardônio Alves, explicou que dentro de mais dez dias mais 90 cisternas serão concluídas nos municípios de Inhapi, Canapi e Mata Grande, totalizando as 240 dessas cidades. “Estamos muito felizes em ver esse projeto sair do papel e se tornar realidade. Fomos escolhidos a partir de um edital de credenciamento e também pela nossa experiência, uma vez que construímos cisternas com a ASA desde 2001”, disse Mardônio.

Os municípios que estão sendo contemplados são: Delmiro Gouveia, Água Branca, Olho D´Água do Casado, Piranhas, Inhapi, Mata Grande, Canapi, Santana do Ipanema, Senador Ruy Palmeira, Carneiros, Dois Riachos, Major Isidoro, Olivença, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Igaci, Traipú e Batalha.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News