26/09/2021 12:54:31

Saúde
09/07/2021 09:00:00

Julho Amarelo: pontos de vacinação testam para hepatites virais a partir deste sábado (10)


Julho Amarelo: pontos de vacinação testam para hepatites virais a partir deste sábado (10)

Dando continuidade às ações do Julho Amarelo, mês dedicado à prevenção das hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, a partir do próximo sábado (10), testagens rápidas contra HIV, sífilis e hepatites virais em alguns pontos de vacinação contra a Covid-19. As atividades são coordenadas pela Gerência de IST/Aids e Hepatites Virais do Município.

Nos dias 10 e 24 de julho, as testagens ocorrem nos pontos fixos do Papódromo (Vergel do Lago) e no Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho). Já nos dias 17 e 31 de julho, é a vez da Praça Osman Loureiro (Clima Bom) e do Pátio Shopping (Benedito Bentes). As ações funcionam das 8h30 às 16h. Segundo Gessyca Melo, gerente de IST/Aids e Hepatites de Maceió, os resultados dos testes saem poucos minutos após sua realização. “Em caso positivo para HIV e hepatites, os pacientes são encaminhados para o Bloco I do Pam Salgadinho, para o Hospital Universitário ou para o Hospital Escola Hélvio Auto para que seja iniciado o tratamento adequado. Já nos casos de sífilis, os usuários são encaminhados para as Unidades Básicas”, afirma a servidora.

As ações desse mês visam despertar na população a importância da prevenção para as hepatites. “Em muitos casos, as hepatites são assintomáticas, com manifestação de tosse, febre, e muitas pessoas acabam não procurando as unidades de saúde. Por isso, a importância do diagnóstico precoce através da conscientização e oferta ampliada de testes rápidos”, explica Gessyca Melo.

Prevenção

A melhor forma de prevenção são os cuidados para não se expor a situações de risco como relações sexuais sem preservativo, quando for a manicure ou dentista se certificar de que aquele material utilizado pelos profissionais foi esterilizado em autoclave, verificar se as condições clínicas estão adequadas, entre outros cuidados que podem evitar a infecção por hepatite B e C, uma das mais comuns.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

https://www.correiodosmunicipios-al.com.br/ 



Enquete
Você concorda com a mudança da feira livre de União dos Palmares para a margem da BR-104?
Total de votos: 138
Google News