28/03/2024 19:04:14

Acidente
06/07/2021 19:00:00

Secretário define data para volta as aulas presenciais na rede estadual

Rafael Brito confirma início de aulas híbridas em todas as escolas do Estado a partir de agosto


Secretário define data para volta as aulas presenciais na rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) definiu um cronograma para a retomada das aulas presenciais em Alagoas. O objetivo é estabelecer o retorno de forma segura dos estudantes, servidores e professores para as escolas, o que deve acontecer a partir do dia 16 de agosto em todas as 310 escolas da rede pública estadual.

A data para retorno das aulas presenciais será definido em portaria assinada pelo secretário de Educação de Alagoas, Rafael Brito. A portaria, que será publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas, institui as diretrizes para o retorno às aulas presenciais de forma híbrida.

O ensino híbrido, de acordo com a Seduc, compreende o desenvolvimento de atividades pedagógicas realizadas de forma presencial e não presencial, para estudantes de uma mesma turma.

Rafael Brito antecipa que cada sala de aula poderá funcionar com no máximo 50% de sua capacidade. “ Ainda estamos sem previsão de aulas presenciais com 100% das turmas”, afirma.

Outra novidade é que a Seduc deve colocar no ar, também a partir de agosto, a TV Escola 10: “será uma TV com o conteúdo didático voltado para nossos alunos. A diferença é que esse será um canal de TV aberta, que poderá ser sintonizado na maioria das cidades de Alagoas”, explica.

Volta com segurança

A data para a volta as aulas presenciais, segundo Rafael Brito, foi definida em função da vacinação dos professores e demais servidores da Educação: “temos uma grande preocupação com a segurança de toda a comunidade escolar, por isso definimos o calendário de retorno somente após a aplicação da segunda dose do pessoal da Educação em Alagoas. Acreditamos que em 16 de agosto todos já terão tomado a segunda dose”, afirma.

O secretário destaca que a preparação para a retomada das aulas presenciais foi feita de forma segura em Alagoas. “A Secretaria de Estado da Educação fez a adaptação aos protocolos sanitários e regras de distanciamento social em todas as 310 escolas da rede pública estadual, que receberão sinalização padronizada nos ambientes de sala de aula, corredor, refeitório e setores administrativos, a fim de garantir a máxima segurança da comunidade escolar no retorno às atividades”, aponta.

Rafael Brito explica que o governo também operacionaliza o programa Rumo às Aulas, que prevê o repasse financeiro para as unidades de ensino e as Gerências Regionais da Educação (Geres) realizarem melhorias de infraestrutura e aquisição de bens necessários para a volta presencial.

“Estamos preparando um retorno às atividades presenciais da comunidade escolar de forma cautelosa e com extrema segurança do ponto de vista sanitário. A evolução do processo de vacinação dos nossos profissionais da Educação em todo o estado e a liberação dos recursos do programa Rumo às Aulas para as escolas realizarem as adaptações de infraestrutura necessárias também estão sendo determinantes para estruturar essa retomada com a máxima segurança para as nossas crianças, jovens e professores. Essa é a nossa maior prioridade”, destaca o secretário da Educação, Rafael Brito.

https://www.jornaldealagoas.com.br/ 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News