24/04/2024 07:47:38

Coronavirus
04/07/2021 17:00:00

Sesau afirma que Alagoas não aplicou vacina vencida contra a covid-19

A prefeitura de Arapiraca também se manifestou e nega que o município tenha aplicado vacina vencida da Astrazeneca ou qualquer outra


Sesau afirma que Alagoas não aplicou vacina vencida contra a covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), negou, na tarde desta sexta-feira (2), que o Estado tenha aplicado vacina contra a Covid-19 fora do prazo de validade.

Nas redes sociais, o governo informou que a informação não procede e que a datação foi causada por um erro de digitação no momento em que as vacinas foram registradas.

A Sesau disse também que a população alagoana pode ficar tranquila, pois as vacinas aplicadas em Alagoas foram utilizadas corretamente.

A Prefeitura de Batalha se manifestou sobre o caso informando que o município não aplicou doses vencidas. "O caso relatado na imprensa não condiz com a realidade, levando em conta as informações confrontadas na base de dados do município (relatórios do e-sus notifica)", diz trecho do comunicado.

Entenda o caso

A reportagem da Folha de São Paulo mostra que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em unidades de saúde espalhadas pelo Brasil. Alagoas aparece entre os estados, com registro de imunizantes fora da validade em 40 municípios.

Até 19 de junho, segundo apuração da Folha, o imunizante já tinha sido utilizado em mais de 1,5 mil municípios brasileiros. Em Alagoas, mais de 300 doses da AstraZeneca que estavam fora do prazo de validade foram aplicadas, o que pode comprometer a eficácia e proteção contra a Covid-19.

Os dados mostram que Maceió teria aplicado 109 imunizantes vencidos, quantitativo que coloca a capital alagoana na 28ª posição entre as cidades brasileiras com mais aplicação das doses vencidas. Foram 67 em Delmiro Gouveia (51ª); 17 em Batalha (213ª) e 15 em Santana do Ipanema (231ª).

Também foram aplicadas 13 doses em Taquarana; 12 em Arapiraca; 11 em Santa Luzia do Norte; 10 em Novo Lino; oito em Matriz de Camaragibe; 7 em Feira Grande; cinco em São Miguel dos Campos; São Sebastião e Viçosa também cinco, cada; quatro em Campo Alegre; Craíbas e São Luís do Quitunde, três, cada. Canapi, Girau do Ponciano, Igaci, Paripueira, Paulo Jacinto., Pilar, Porto Real do Colégio, Rio Largo com dois cada um. Já Anadia, Cajueiro, Campestre, Coqueiro Seco, Coruripe, Flexeiras, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palestina, Piaçabuçu, Porto de Pedras, São José da Laje, São José da Tapera e outros três aplicaram uma dose, cada um dos municípios.

A prefeitura de Arapiraca emitiu nota a imprensa sobre o caso na tarde desta sexta-feira (02), confira a nora na integra:

Nota

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que nenhuma dose da AstraZeneca foi utilizada fora do prazo de validade.

O lote citado em matérias que circulam pelas redes sociais e portais de notícia, foi entregue em março e, diante do curto prazo de validade, os municípios foram orientados a utilizarem os imunizastes o quanto antes.

Todas as doses deste lote foram utilizadas até 24 de março, cinco dias antes do vencimento do prazo de validade, previsto para 29 de março, de acordo com as informações contidas na remessa.

Nota da Sesau

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) vem a público esclarecer que:

Todos os casos sobre aplicação de doses contra a Covid-19 fora do prazo de validade serão investigados;

Não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados;

O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no país, sendo necessária ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações;

A ação de Estados e Municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira; 

Ressaltamos, por fim, que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre os quais, a checagem do prazo de validade.

Diário de Arapiraca



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News