26/04/2024 10:25:18

05/10/2009 00:00:00

Polícia


Polícia

com alagoas24horas // cláudia galvão

Uma operação envolvendo 20 homens do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e quatro agentes da Polícia Federal resultou na transferência de dois reeducandos do Presídio Baldomero Cavalcanti para o Presídio Federal de Catanduvas, no estado do Paraná.

Foram transferidos Ivanildo Nascimento Silva, o ‘Aranha’, e Moisés Santos da Costa Júnior, o ‘Gil Bolinha’. Ambos são apontados pela Polícia Civil de Alagoas como peças-chaves no organograma do tráfico de drogas na capital alagoana. Aranha também é acusado em vários assassinatos. Gil Bolinha, por sua vez, ainda protagonizou o episódio envolvendo sua liberação mediante suposto pagamento de propina.

São acusados de envolvimento no caso o delegado Eulálio Rodrigues, o escrivão José Carlos Minin, o advogado-pastor Saulo Oliveira. Além destes, se envolveram no escândalo a promotora Marluce Falcão e uma suposta testemunha, Wendell Guarnieri, que teria integrado o programa de proteção à testemunha.

Os reeducandos alagoanos embarcaram em vôos separados, às 5h30 e 06h, com destino à cidade de Foz do Iguaçu. A transferência ocorreu por determinação dos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital, que acatou pedido do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), que realizou um mapeamento, juntamente com o então intendente penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, sobre os presos mais perigosos do sistema prisional de Alagoas.

Em junho deste ano, operação semelhante resultou na transferência de 12 reeducandos. Foram transferidos para a penitenciária federal de Catanduvas Adeilson José da Silva (Pernambuco), 29 anos, preso no Sistema Penitenciário desde junho de 2007 por crime de extorsão mediante sequestro, roubo e formação de quadrilha; Antônio Marcos Soares dos Santos (Carioca), 30 anos, preso desde agosto de 2007 por crimes de roubo e sequestro; Flávio Soares da Silva (Flávio Ceguinho), 30 anos, preso desde julho de 2007, por crimes de roubo e tráfico de drogas; Israel dos Santos Teixeira (Raia ou Rael), 35 anos, preso desde setembro de 2005, crimes de roubo e formação de quadrilha; Jonathan Lopes da Silva (Mano), 40 anos, preso desde outubro de 2008, por crime roubo; José Antônio Alves da Silva (Vaqueirinho), 36 anos, preso desde abril de 2007, por receptação e formação de quadrilha; José Eraldo Bezerra Leite (Eraldo do Gás), 38 anos, preso desde janeiro de 2007 por crimes de roubo; Josinaldo Lisboa da Silva (Lisboa), 25 anos, preso desde dezembro de 2005 por crimes de roubo; Osvaldo Correia de Souza (Coroa ou Barão do Crack), 53 anos, preso desde março de 2008 por tráfico de drogas; Ricardo dos Santos Soares (Paulista ou PCC), 31 anos, preso desde agosto de 2007 por tráfico de drogas; Roberto de Oliveira Silva (Chicó), 25 anos, preso desde outubro de 2003 por crime de roubo; e Sérgio Murilo de Araújo Leite (Sérgio do Ovo), 42 anos, preso desde fevereiro de 2009 por crimes de homicídio.

Ao todo, 19 presos já haviam sido transferidos. Entre eles, o ex-tenente-coronel Manoel Francisco Cavalcanti, em março de 2007, a pedido do Judiciário alagoano, transferido para Catanduvas. Em setembro do mesmo ano, o detento Agilberto Júnior dos Santos (Júnior Cicatriz) foi encaminhado para o presídio federal de Campo Grande (MS) pela Polícia Federal. Já no mês de dezembro de 2007, Marcelo Marques da Silva, José Roney, Rosivaldo dos Santos e Geovane dos Santos – acusados de participar do seqüestro de um juiz alagoano – foram transferidos para Campo Grande. Além de ‘Caetano’ e Raimundo Edson da Silva Medeiros (sargento Medeiros) que foram transferidos em agosto de 2008, também para Catanduvas.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News