25/04/2024 04:29:10

Acidente
15/06/2021 17:00:00

Hemoal faz campanha para doação de sangue e entrega boné temático aos voluntários

A ação irá acontecer até Sábado (19) e tem como propósito incentivar o gesto solidário que pode salvar até quatro vidas


Hemoal faz campanha para doação de sangue e entrega boné temático aos voluntários

A partir desta segunda-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, as unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Arapiraca e Maceió, estarão realizando a campanha “ Doe Sangue e ajude a escrever novas histórias”. A ação tem como objetivo incentivar o gesto solidário da doação que pode salvar até quatro vidas, assim também mantendo o estoque de sangue estabilizado para os festejos juninos. A campanha irá acontecer até sábado (19) e fará a entrega de bonés temáticos aos voluntários.

Atualmente, o Hemoal em Maceió dispõe de 236 bolsas de sangue, o que representa 78% do estoque mínimo necessário, que deve ser de 300 unidades, com carência das tipagens A e O Negativas, além da B Positiva. Já o Hemoal em Arapiraca, conta com 253 unidades e, por enquanto, mantém um estoque de sangue satisfatório, uma vez que necessita de no mínimo 200 bolsas por dia, conforme dados fornecidos pela Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas.

Além dos pacientes hematológicos, com leucemia e anemia falciforme, por exemplo, o Hemoal fornece sangue para: os feridos com armas branca e de fogo, em acidentes de trânsito e de trabalho, para àqueles submetidos a cirurgias eletivas e para algumas pessoas que estão em tratamento da Covid-19. Mas, durante o mês de junho, o consumo de sangue aumenta em cerca de 20% nas emergências, em razão do crescimento nos atendimentos a usuários que sofrem queimaduras ao manipularem fogueiras, fogos de artifício e durante o preparo das tradicionais comidas típicas.

Em 2020, o Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu cerca de 529 pacientes que sofreram queimaduras, desses, 271 precisaram ser internados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). Em relação aos feridos durante a preparação de alimentos típicos, a unidade hospitalar registrou assistência a 181 usuários, que devido à gravidade dos ferimentos, sendo eles queimaduras de segundo e terceiros grau, 96 necessitaram de internação.

Segundo a Médica Verônica Guedes, gerente da Hemorrede Pública de Alagoas, a Campanha de Doação de Sangue será promovida com bases em três pilares: homenagear os doadores voluntários pela passagem do seu dia, conscientizar os alagoanos que ainda não praticam o gesto solidário e captar sangue para atender os hospitais e maternidades durante o período junino. “Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente. Com a pandemia da Covid-19, as doações caíram consideravelmente e estamos trabalhando para revertermos essa realidade, apostando na conscientização e na solidariedade”, relata a médica.

Homenagem

Fernando Ailton Fernandes, está entre os doadores de sangue fidelizados do Hemoal, já realizando 11 doações de sangue e 54 de plaquetas. “Comecei a doar sangue depois que um filho adoeceu e veio a precisar desse precioso líquido. Realmente foi preciso sentir na pele a importância da doação de sangue para adotar esta conduta. Neste dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, espero que muitas pessoas se sensibilizem por esta causa e não tenham que vir a precisar ou passar por um momento de desespero para se conscientizar”, ressaltou.

Onde Doar Sangue

Os voluntários do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, podem realizar a doação de sangue no Hemoal Arapiraca, localizado no Laboratório Municipal, situado na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Já aqueles que moram na capital alagoana e nos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e parte do Vale do Paraíba, devem doar sangue no Hemoal Maceió. O órgão está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h às 17h. Na capital, há ainda a possibilidade de se candidatar à doação de sangue na Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

Critérios para Doação de Sangue

Para doar sangue, além de ter idade entre 16 e 69 anos de idade, é necessário estar bem de saúde, ter no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. No caso dos menores de idade, devem comparecer com um responsável legal, que pode ser o pai ou a mãe.

E conforme o Ministério da Saúde (MS), ficam impedidos de se candidatar à doação de sangue, os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses e os homens por dois meses.

O candidato à doação voluntária de sangue deve estar alimentado, evitando comidas gordurosas. Também deve ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação, bem como, não ter fumado nas 2 horas anteriores ao processo.

Novo Coronavírus

Quanto aos voluntários que tiveram a Covid-19, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação da doença. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas, podem se dirigir até o Hemoal.

Vacinas

No caso das pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, o intervalo para se candidatar à doação de sangue deve ser respeitado. Para quem tomou a vacina CoronaVac, o intervalo é de 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias após a aplicação. No caso da AstraZeneca e da Pfizer, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia do recebimento da vacina, seja para a primeira ou segunda dose. Já para quem se vacinou contra a Influenza h1n1, deve se respeitar um intervalo de 48 horas para poder se candidatar à doação de sangue.

Gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News