26/04/2024 05:48:26

Especial
15/06/2021 22:00:00

Especialistas apontam diferenças entre uso recreativo e medicinal da Cannabis sativa

Na quarta, uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou o cultivo da planta para fins medicinais e industriais


Especialistas apontam diferenças entre uso recreativo e medicinal da Cannabis sativa

Há mais de dez anos, Francisco convive com uma dor crônica neuropática: sente um incômodo forte na cervical, que comprime nervos que irradiam dores para o ombro. Desde que descobriu o problema, ele tentou tratamentos com diversos remédios. A solução apareceu há alguns meses, quando começou a usar medicação à base de cannabidiol, uma das substâncias químicas encontradas na Cannabis sativa, a planta da maconha.

“É impressionante o benefício do cannabidiol. Eu mesmo não acreditava. Quando passeia tomar, de fato resolveu meu problema. Não sinto mais a dor, praticamente zerado. Qualidade de vida recuperada, recuperei uns 10 anos, voltei a fazer esporte. Fazia muito esporte e tive que parar porque a dor não me permitia abusos. E, agora, com o cannabidiol, eu retomei a minha vida normal, sem problema nenhum.” Na quarta-feira, uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou o cultivo da Cannabis sativa para fins medicinais e industriais. A votação foi acirrada e gerou polêmica entre os parlamentares. Agora, o texto já pode ser enviado ao Senado, mas deputados contrários à liberação informaram que vão apresentar recurso para que haja a análise no plenário da Câmara.

Médica especializada no desenvolvimento da medicina canabinóide, com foco na dor crônica, Maria Teresa Jacob afirma que o debate é cercado de falta de informação. “Ninguém está falando em uso recreativo de maconha, que é totalmente diferente de medicamentos na base de cannabis. Esse posicionamento contra faz parte da falta de informação. A partir do momento que você vê a ação desse medicamento que provem da planta cannabis, nós temos que dar acesso à população por um preço mais adequado a produtos de qualidade — seguindo as regras mais rígidas de produção de de medicamento.

” Atualmente, a maior parte desses medicamentos é conseguida por brasileiros à base de importação. Para isso, além da receita médica, o paciente precisa solicitar autorização da Anvisa. Questionada pela reportagem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não respondeu quantas pessoas aguardam autorização para fazer compra e uso de produtos ou medicamentos à base de cannabidiol. Há, no entanto, alguns remédios com uso autorizado pela agência que já podem ser encontrados em farmácias nacionais.

JP

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News