28/03/2024 21:22:21

28/09/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

com ascom-sesau //

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que foi registrado no último sábado (26), o segundo óbito suspeito de influenza A (H1N1) em Alagoas. A paciente, 49 anos, residia em Maceió e apresentou os primeiros sintomas no dia 19. O material coletado foi encaminhado ao laboratório Fiocruz para exames específicos.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), familiares e amigos relataram que a paciente não procurou nenhum atendimento médico ao sentir o início dos sintomas. Na última sexta-feira (25), ela já apresentava sintomatologia compatível com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quando fez uso de medicamentos por conta própria.

A vítima era cabeleira, natural do município de Passo de Camaragibe. Há relato que desde 2008, ela se queixava de cansaço físico e palpitações no coração devido às atividades do trabalho. Não há histórico de contato com caso suspeito de gripe A ou realização de viagens.

Com o agravamento do quadro, procurou o ambulatório 24h Denilma Bulhões, no bairro Benedito Bentes, onde foi atendida às 19h55 se queixando de fraqueza e falta de ar. Durante a realização de exame apresentava estado geral comprometido, quando foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE).

A paciente evoluiu para óbito no sábado, às 2h35, no HGE. O corpo deu entrada no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), às 9h11, como quadro compatível com SRAG.

Exames - No último dia 18, o Cievs recebeu a notificação do primeiro óbito suspeito pela doença. Devido a grande demanda de exames, oriunda de todo o País, o laboratório da Fiocruz ainda não enviou o resultado do exame.

Alagoas permanece com o registro de 22 casos confirmados de gripe A. De 16 de julho até o dia 26 de setembro, foram notificados 72 casos da doença; 49 permanecem sob investigação, aguardando resultados de exames.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News