19/04/2024 19:23:43

28/09/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com ascom // ronaldo lima

A consolidação dos números compilados pela secretaria municipal de saúde de Satuba, feita pela coordenação de Atenção Básica de Saúde, revela que o município atingiu 103% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, realizada em Alagoas, em setembro.

Pelos dados apresentados pela secretaria municipal de saúde, concluídos esta semana, mostram que 1.323 crianças com idade entre zero e cinco anos foram imunizadas na cidade de Satuba, envolvendo as áreas urbana e rural. “O sucesso da campanha é fruto do trabalho coletivo de todos os profissionais da área de saúde”, reconheceu a secretária, Adriana Alves. Segundo ela, o engajamento de todos os servidores e o suporte dado pelo prefeito Titor, foram fundamentais para o êxito alcançado na campanha de vacinação.

De acordo com informação da coordenadora de Atenção Básica da secretaria municipal de saúde, Socorro França, as localidades que ainda não são cobertas pelo PSF tiveram a vacinação antecipada. Ela disse, ainda, que a participação do personagem “Zé Gotinha” no dia “D” foi de grande importância e conseguiu mobilizar a comunidade.

Mobilização

Durante a abertura oficial da campanha no município, dia 17, a secretaria municipal de saúde promoveu uma verdadeira festa mobilizando médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes de saúde e agentes administrativos. A mobilização percorreu ruas da cidade, unidades de saúde e do PSF, e localidades na zona rural.

O diferencial do sucesso na campanha de vacinação contra a paralisia infantil, conforme explica a secretária de saúde Adriana Alves, foi a estratégia montada pela equipe de coordenação, de supervisão e de apoio logístico. “Todos os técnicos envolvidos na campanha percorreram ruas, escolas e povoados convocando pais, mães e responsáveis para levar seus filhos menores ao posto mais próximo de vacinação”, reconheceu Adriana.

Outra estratégia montada pela secretaria municipal de saúde foi a realização de gincanas e um concurso para premiar a equipe do PSF mais animada e a unidade de saúde mais ornamentada. A secretaria fez, ainda, distribuição de brindes com as crianças e realizou atividades lúdicas no período da campanha de vacinação.

Para esta segunda etapa da campanha, a secretaria municipal de saúde mobilizou vinte auxiliares de enfermagem, trinta e um registradores (agentes comunitários de saúde), veículos e motocicletas. “O sucesso da campanha de vacinação em Satuba é fruto do esforço de todos os técnicos da área de saúde. E esse trabalho deixou nosso município numa posição de destaque no cenário alagoano”, afirmou o prefeito Cícero Ferreira – o Titor – do PC do B.

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News