26/04/2024 10:27:12

23/09/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com agênciaalagoas // dego barros

Os agricultores familiares e os pecuaristas do Sertão já estão com tudo pronto para a 32ª edição da Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira, a Expobatalha, que começa nesta quarta-feira (23), a partir das 16h, no Parque de Exposições Mair Amaral, na cidade de Batalha, e vai até o próximo sábado (26).

A solenidade de abertura vai contar com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, dos prefeitos dos municípios que fazem parte da Bacia Leiteira, produtores rurais, lideranças do setor industrial, associações de criadores, de fornecedores de leite e visitantes.

Este ano, por conta da reclassificação de Alagoas para zona de médio risco da febre aftosa, são esperados mais visitantes e compradores de outros Estados. “Isso vai dar uma dinâmica muito grande, pois antes nós não podíamos vender os nossos animais para outros Estados porque estávamos na situação de risco desconhecido, mas agora os animais podem sair, como também podemos receber animais de expositores de fora”, comenta o secretário Jorge Dantas.

De acordo com André Ramalho, presidente do Sindicato dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (Sindleite), a reclassificação do Estado para zona de médio risco da aftosa estimulou os produtores a fazer a divulgação fora de Alagoas para atrair novos produtores e compradores dos animais. “Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba sempre foram grandes compradores da genética alagoana”, salienta André Ramalho.

Segundo o secretário Jorge Dantas, outro fator que incentiva a participação dos produtores são os torneios leiteiros. “Além do torneio para os grandes criadores, há também o torneio leiteiro para o agricultor familiar, que hoje já tem uma produtividade por animal praticamente igual à dos animais dos grandes criadores”, lembra.

Ajudam a explicar a alta produtividade de leite desses animais durante o torneio, podendo chegar a 40 quilos, os investimentos do governo do Estado em cursos de inseminação artificial e orientação técnica. “Há uma semelhança muito grande na qualidade genética dos animais do agricultor familiar e do grande produtor”, finaliza o secretário.

São parceiros na realização da 32ª Expobatalha a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Sindicato dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (Sindleite), Prefeitura Municipal de Batalha e Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).

Cadeia do Leite é o segundo agronegócio do Estado — Segundo dados da Seagri, 73% dos produtores de leite do Estado fabricam até 100 litros de leite por dia, o que os classifica como pequenos produtores. Em todo o Estado, existem mais de 21 mil imóveis rurais envolvidos com a produção de leite, e a cadeia produtiva do leite gera 125 mil empregos diretos.

“A cadeia produtiva do leite é o segundo maior agronegócio de Alagoas, perdendo apenas para a cana-de-açúcar”, enfatiza o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Edson Maruta. Ao todo, Alagoas produz 700 mil litros de leite por dia e o segmento é formado por cerca de 4 mil produtores.

Segundo Maruta, um dos fatores que colabora para isso é que a produção de leite não tem sazonalidade, ou seja, não depende da época do ano. “É possível produzir leite o ano todo, todos os dias, e essa produção se adequa muito bem às pequenas propriedades rurais”, narra Maruta.

Programação — Além de torneios leiteiros, a Expobatalha vai contar também com exposição de animais, shows, palestras e dia de campo Confira abaixo a programação:

Acompanhe a programação:
23(quarta-feira)
16h- Abertura
20h- Torneio leiteiro — Esgoto dos animais

24(quinta-feira)
8h - Torneio leiteiro — 1ª ordenha
8hàs 22h - Shopping Max Leite
9h-Dia de Campo - Alagoas com a Palma na Mão
20h-Torneio leiteiro — 2ª ordenha

25(sexta-feira)
8h- Torneio leiteiro — 3ª ordenha
8h às 22h-Shopping Max Leite
9h às 12h- Julgamento
15h às 18h-Julgamento
18h Palestra Tortuga - Cria e recria de fêmeas leiteiras
18h45 Palestra Rehagro- Alimentação de vacas leiteiras no semi-árido
20h Torneio leiteiro — 4ª ordenha
22h- Show

26 (sábado)
8h-Torneio leiteiro — 5ª ordenha
8h às 22h-Shopping Max Leite
9h Enduro de velocidade — Treino livre
20h-Torneio leiteiro — 6ª (Última) ordenha
21h-Entrega da premiação e encerramento
22h-Show

27(domingo)
9h-Enduro de velocidade — Competição



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News