23/04/2024 20:45:53

21/09/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

com assessoriaseau //

Em mais um boletim semanal da gripe A, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informa que está sendo investigado, neste momento, um caso suspeito de óbito por gripe A (H1N1) em Alagoas, que se confirmado poderá ser a primeira morte em Alagoas, desde o surgimento da pandêmia. No último dia 18, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) recebeu a notificação de um óbito suspeito pela doença.

 A vítima foi um jovem de 22 anos, do Distrito Federal e que residia em Maceió há sete anos. Ele era portador de asma brônquica, rinite alérgica e alergia a dipirona. Segundo o Cievs, o jovem teria viajado a Brasília e Patos, em Minas Gerais, para visitar a família no início do mês, retornando a Maceió no dia 9 de setembro.

No dia 16, o paciente apresentou sintomas de doença respiratória como dor de garganta e dispnéia, evoluindo no dia seguinte com febre. Ele fez uso de medicação por conta própria como analgésicos, antiinflamatório e xaropes.

Não melhorando do quadro, ele entrou em contato com alguns amigos, que o levaram em carro particular para o atendimento médico hospitalar e durante o percurso veio a falecer. Seus acompanhantes relataram que o mesmo se queixava de dor no peito e apresentava suor intenso.

Às 23h30, do dia 17 deste mês, foi declarado óbito e encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), onde foi feita a coleta de material para os exames necessários. O caso está em investigação e só poderá ser considerado óbito por gripe A após o resultado dos exames, que deverá ser concluído num prazo de 30 dias pelo laboratório Fiocruz, do Rio de Janeiro.

Ainda segundo o boletim, Alagoas permanece com o registro de 22 casos confirmados de gripe A. Até o momento, foram notificados 68 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 10 casos confirmados de gripe A, dois de gripe comum, 11 descartados e 45 permanecem em investigação.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News