20/04/2024 07:56:32

Coronavirus
02/04/2021 10:00:00

Com 17 estados e o DF com ocupação de UTIs superior a 90%, Fiocruz vê momento “extremamente crítico” e pede lockdown


Com 17 estados e o DF com ocupação de UTIs superior a 90%, Fiocruz vê momento “extremamente crítico” e pede lockdown

A Fiocruz divulgou nesta quarta-feira o mais recente boletim extraordinário do Observatório da Covid-19, que classificou como “extremamente crítico” o quadro geral do país. Dezessete estados, além do Distrito Federal, estão com taxa de ocupação de UTIs para tratamento do coronavírus superior a 90%.

São eles:

  • Norte: Rondônia (98%), Acre (97%), Amapá (100%) e Tocantins (97%);

  • Nordeste: Piauí (96%), Ceará (94%), Rio Grande do Norte (95%) e Pernambuco (97%);

  • Sudeste: Minas Gerais (94%), Espírito Santo (94%) e São Paulo (92%);

  • Sul: Paraná (93%), Santa Catarina (99%) e Rio Grande do Sul (95%);

  • Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul (100%), Mato Grosso (97%), Goiás (94%) e Distrito Federal (97%).

Apenas duas unidades federativas permanecem na zona de alerta intermediário: Amazonas, com 76%, e Roraima, 62%. Todas as outras estão na zona de alerta crítico, com mais de 80%.

Diante deste cenário, a Fiocruz destacou a necessidade da adoção do lockdown em todo o Brasil por pelo menos duas semanas, para que haja redução significativa das taxas de transmissão, número de casos e das pressões sobre o sistema de saúde.

Além disso, a Fundação reafirmou a importância de medidas de resposta para a adequação de oferta de leitos e a ampliação das ações de saúde da Atenção Primária em Saúde (APS), com abordagem territorial e comunitária.

Situação de São Paulo serve de alerta

Segundo o boletim, o momento vivido por São Paulo é um alarme de como a crise afeta o sistema de saúde e o quadro sanitário do país. Em fevereiro, o estado contava com 111 municípios com estrutura hospitalar para o enfrentamento da Covid-19, 26,4% em relação ao total do país.

“Neste novo patamar da pandemia, a situação mudou drasticamente. Se Manaus (Amazonas), com o colapso do seu sistema de saúde, constituiu um alerta do que poderia ocorrer em outros estados, a situação hoje de São Paulo (São Paulo) é um alarme do quanto esta crise pode ser mais profunda e duradoura do que se imaginava até então", apontaram os pesquisadores.

Yahoo Notícias

 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News