18/04/2024 20:51:20

Governo
31/03/2021 00:00:00

Alagoas segue na Fase Vermelha e medidas são prorrogadas por mais 14 dias


Alagoas segue na Fase Vermelha e medidas são prorrogadas por mais 14 dias

Conforme esperado, Alagoas irá permanecer na Fase Vermelha. O anúncio do novo decreto do Plano de Distanciamento Social Controlado foi feito nesta terça-feira (30), pelo governador Renan Filho, em entrevista coletiva à imprensa. As novas medidas entram em vigor a partir de amanhã (31) em todo o estado e serão prorrogadas por 14 dias.

Renan Filho também disse que, segunda-feira (05), após o feriado da Semana Santa, as medidas anunciadas podem ser revistas em relação a segmentos específicos. “Preferimos levar as mesmas medidas até o Domingo de Páscoa, mas na segunda ou terça vamos rever os números para tomar outras decisões”.

A única mudança em relação ao decreto anterior é que a Sexta-feira da Paixão será incluída para fechamento de praias, assim como sábado e domingo. 

Com o novo decreto, bares, restaurantes, e estabelecimentos congêneres seguem funcionando apenas com delivery e no sistema “pegue e leve”. O toque de recolher permanece, das 21h às 5h. Shoppings, galerias e lojas de rua também permanecem com os horários de funcionamento reduzidos.

Academias, clubes e centros de ginásticas poderão funcionar com 30% da capacidade, de segunda a sexta-feira, e pessoas acima dos 60 anos ou com comorbidades não podem frequentar os locais; Salões de beleza e barbearias com 50% de capacidade e agendamento de horário; e transporte intermunicipal de passageiros com 30% da capacidade.

Havia uma expectativa sobre um possível retorno à fase laranja, mas ontem Renan Filho já havia sinalizado que isso não ocorreria. Se, por um lado, o estado ganhou mais 142 leitos clínicos, com a reabertura do Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, o número de mortes e a ocupação hospitalar ainda se encontram elevadas no estado, o que referenda as medidas para redução da contaminação pelo novo coronavírus.

Renan Filho passou a palavra para o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, que mostrou os indicadores que subsidiam as decisões do decreto que passará a valer a partir de amanhã.

A taxa de ocupação de leito com respiradores, hoje, está ligeiramente acima de 80%, enquanto a taxa de ocupação de leitos gerais está em torno de 70%. 

Em relação ao mês de fevereiro, que teve 130 óbitos, Maceió apresentou mais que o dobro do número de mortes, com 279 registros.

“Estamos percebendo que as medidas de distanciamento começam a gerar efeitos e já reduziram a ocupação da rede hospitalar. Observamos também os internamentos em UTI caírem e isso deixa claro que precisamos manter um pouco mais essas medidas para que a gente não veja em Alagoas as pessoas morrerem por falta de UTI, como tem acontecido em outros estados do Brasil”, adiantou o governador ontem, durante a reabertura do Hospital de Campanha.

“Estamos sentindo uma estabilização, mas as pessoas precisam continuar colaborando. É necessário que na Semana Santa não se aglomerem, não se reúnam, enquanto a gente agiliza a vacinação”, pediu o governador. Ele anunciou que, nos próximos dias, irá ampliar ainda mais a distribuição e que já estão recebendo doses para vacinar pessoas de 63 anos.

“Assim que recebermos do Butantan vamos distribuir para todos os municípios. É fundamental que cidadão perceba. Logo teremos vacinado todo o grupo prioritário a partir de 60 anos”, disse e reforçou que o mês de abril será o mês em que Brasil vai começar a perceber os efeitos da vacinação.

O secretário Alexandre Ayres falou sobre a reabertura do Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares e garantiu que foi estruturada uma usina de oxigênio no hospital. “Com ele, passamos ao percentual de ocupação de leitos de 60%”, explicou.

Em relação às UTIs, o estado já está com 368 em funcionamento. “Ano passado, no ápice, foram 256 leitos, mas nada disso será suficiente se a população não continuar fazendo sua parte. Diminuição de casos é por conta das medidas e dos efeitos da vacinação, mas estamos ainda no início do desafio”.

Se não tivermos colaboração mais acentuada, sofreremos os reflexos nos próximos sete ou 14 dias, alertou Ayres.

“A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) tem sido muito parceira e, a partir de agora, o governo e AMA vão disponibilizar para que o cidadão possa verificar o andamento da vacinação em cada cidade. Circularam notícias que não condizem com a realidade em relação a quantidade de vacinas, mas temos que guardar a segunda dose”, disse Renan Filho.

Hugo Wanderley disse que a AMA já fez levantamento dos municípios em relação à vacinação. “Alagoas já está na quarta colocação do país dos estados que mais aplicaram as doses que receberam. Estado tem sido muito parceiro e vamos continuar trabalhando juntos, dialogando”.

Renan Filho disse que a missão principal do Estado é avançar com a vacinação e, por consequência, consigamos reduzir a ocupação em leitos, as mortes, para voltar o quanto antes à vida mais próxima do normal possível. “Nosso desafio é ser o primeiro estado do país em vacinação. Fomos o único a não colapsar a rede hospitalar. Temos 1.336 leitos só para tratamento da Covid-19”.

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News