25/04/2024 20:43:33

15/09/2009 00:00:00

Saúde


Saúde

com cadaminuto // emanuelle oliveira

Considerados por algumas pessoas como a única forma de obter rapidamente um corpo sarado, os esteróides andogênicos anabólicos, conhecidos como anabolizantes têm sido cada vez mais utilizados em academias e comercializados, de forma clandestina, em petshops e farmácias de Maceió- embora tenham a tarja preta na embalagem, alertando que só devem ser usados com indicação médica.

Alguns são produzidos com o hormônio masculino testosterona, potencializando sua função anabólica, que causa o desenvolvimento muscular e inchaço momentâneao. Eles podem ser recomendados por médicos para reposição hormonal e nos casos de problemas no desenvolvimento óssea e ainda, no tratamento de doenças como anemia e alguns tipos de câncer.

Muitos países incluindo os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido possuem leis que controlam o uso e distribuição dessas substâncias. Existem anabolizantes orais e injetáveis, o que leva a pessoa a consumir centenas de doses. Os mais conhecidos são: Anavar, Anabolicum, Anabol, Androxon, Deca-durabolin, Depositran, Durateston, Halostin, Hemogenin, Primobolan, Parabolan.

Remédios de uso veterinário, a exemplo do Potenay - composto de vitaminas do complexo B e estimulante cardiorrespiratório indicado para a recuperação de animais debilitados - também vêm sendo utilizados, principalmente por adolescentes. Vários casos com morte já foram registrados no Brasil.

Segundo o professor de educação física, Donaldo Brasil, que dá aulas em academias de Maceió, alguns anabolizantes só são recomendados pelos médicos em casos extremos. Ele ressaltou que os efeitos colaterais ocorrem principalmente quando as doses são tomadas em demasia, para aumentar os músculos rapidamente.

“O princípio ativo é basicamente o mesmo, como a creatina, que é um aminoácido que pode se consumido por animais e pelo ser humano. A diferença é a dosagem, porque existem pessoas que tomam o triplo do que é indicado para cavalos. Aqui já houve vários casos de corte de membros e mortes por uso de anabolizantes. É um custo benefício que tem um peço alto e não vale a pena”, explicou Donaldo.

Ele contou que muitas pessoas já sabem onde as substâncias são vendidas e que existem fornecedores de outros Estados que trazem remédios de uso veterinário para Maceió. “Um professor de educação física do Paraná foi preso por vender esses produtos. Na academia exibimos, como forma de conscientização, vídeos nos quais os usuários tiveram necroses nos braços e precisaram amputar. Só indicamos produtos naturais e energéticos”.

Um vigilante de 28 anos , que preferiu não se identificar, relatou que começou a usar anaboliantes aos 18 anos, por se achar muito magro. Ele disse que no início utilizou produtos considerados fracos, como a Deca e o Hemoginin - que causa problemas no fígado. Com o passar do tempo, o rapaz apelou para substâncias de uso animal, como o Androgenol e teve problemas de saúde.

“O resultado foi rápido e em algumas semanas os músculos se desenvolveram. Virou um círculo vicioso e por fazer poucos exercícios, comecei a engordar. Tomei injeção localizada, uma intramuscular composta de um coquetel de ADE, potenay e androgenol. Não me senti satisfeito e tomei, apenas três vezes, o ADE Faizer, que é mais forte. Meu coração e minha pressão arterial ficaram acelerados e tive tonturas, ânsia de vômito, febre e dor de cabeça, até que resolvi parar”, relembrou.

O vigilante disse que também tentou tomar o suplemento alimentar Mega Pack, mas teve efeitos colaterais. “Fiquei muito agitado e não conseguia dormir. Não tenho mais coragem de tomar essas coisas. Me conformei com meu corpo, voltei a malhar e quero ganhar músculos de forma saudável. Conheço um fisiculturista daqui que precisou fazer cirurgia para não perder o braço e ainda passou quase um ano impotente”.

Ele ressaltou ainda, que a venda desses produtos é feita de forma explícita, não havendo fiscalização. “Todo mundo sabe onde encontrar e as academias também vendem. A pessoa só fica com o corpo legal enquanto está malhando, mas depois que toma nunca mais volta a ser a mesma. É psicológico, sempre quer mais”, afirmou.

Efeitos colaterais

Nas mulheres a utilização pode causar sintomas semelhantes aos dos anticoncepcionais, como irregularidades menstruais, além de hipertrofia do clitóris, diminuição das mamas e engrossamento da voz. Os homens podem ter acnes, estrias, queda de cabelo e ginecomastia (nódulos nas mamas), elevação do colesterol e da pressão sanguínea e alterações no ventrículo esquerdo do coração, além de impotência.

No último dia 10 um adolescente de 15 anos foi internado em estado grave no Hospital de Base de Brasília, após injetar 10 ml de um combinado de nandrolona e do complemento vitamínico ADE. No dia 3 um jovem de 21 anos que havia sido internado no mesmo hospital morreu por falência múltipla dos órgãos, depois de injetar uma dose de 30 ml em cada braço. Em 2008 um rapaz morreu em Goiás, após ter uma infecção no braço esquerdo, onde o anabolizante foi aplicado. Seus rins deixaram de funcionar e ele teve uma parada cardíaca.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News